Pré–Conferências de Assistência Social começam na quinta

Secretária Soane Galvão
Secom/Clodoaldo Ribeiro

As Pré-Conferências  de Assistência Social no Município de Ilhéus têm início nesta quinta–feira, 10 de agosto, abordando o tema “A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”, eixo quatro.  Esta primeira pré-conferência acontece no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Norte, às 14 horas.

Ao todo, serão realizadas cinco pré–conferências - nos dias 10, 16, 17, 18 e 21 de agosto - nos cinco Centros de Referência Social do município, sempre a partir das 14 horas, com o objetivo de mobilizar, esclarecer e discutir com os cidadãos as politicas adotadas no Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Cada pré–conferência abordará um tema relacionado aos eixos que serão discutidos durante a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, no próximo dia 23 de agosto.  

No dia 16, o evento será no Cras Oeste, com o tema do eixo dois, “Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS”.  No dia 17, será realizada no Cras Vilela, com o tema do eixo um, “A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais”. 

Nos dias 18 e 21, as pré-conferências serão realizadas no Cras Olivença e no Cras Sul, localizado no bairro Nossa Senhora da Vitória, respectivamente, cujo tema será do eixo três – “Acesso às seguranças socioassistenciais  e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais”.

11ª Conferência Municipal - Será realizada, no dia 23, das 8 às 17h30min, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, com o tema central “Garantias de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. As inscrições estão abertas até o dia 20 de agosto, no site http://www.ilheus.ba.gov.br/. O objetivo primordial consiste em analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do SUAS, com o intuito de otimizar os programas, projetos, serviços e benefícios em favor dos usuários que necessitam das políticas públicas de assistência.

O evento é uma realização da Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e do Conselho Municipal de Assistência Social.