´O judiciário do primeiro grau faliu´, diz presidente da OAB

Encontro que virou debate
Angelino de Jesus

A crise do judiciário baiano voltou a ser tema do discurso do presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, em cerimônia de entrega de carteira a novos advogados. Em sua exposição, o presidente voltou a frisar que a “Bahia passa pela maior crise do judiciário baiano nos últimos 30 anos” e destacou a atuação da OAB no enfrentamento da crise. “Estamos em luta constante para que o quadro melhore. O judiciário do primeiro grau faliu. Precisamos de novos concursos para juiz e serventuário ou nomeação dos serventuários concursados”, disse.

Ainda na solenidade, o presidente da OAB de Minas Gerais, Antônio Fabrício de Matos, destacou a ética como importante ferramenta de combate à corrupção. “No direito, todos os atalhos levam ao abismo. Para não aceitarem atalhos, sejam éticos. Essa é a postura que espera a OAB, que tem 96% dos seus quadros sem nenhuma mácula. A OAB, como Luiz Viana cunhou a frase, é porto e farol. É com ela que vocês podem contar no exercício de sua livre atividade”, disse.

Também a tesoureira da OAB-BA, Daniela Borges, destacou que “apesar de toda a crise que o país está enfrentando, é preciso ter esperança e capacidade de acreditar que é possível realizar os sonhos”. “A gente passa boa parte do tempo trabalhando. Então precisamos nos apaixonar e reapaixonar muitas vezes pela nossa profissão, que é tão importante para a humanidade”, disse.

O presidente da Comissão de Direito Cooperativo da OAB-BA, Pedro Henrique Duarte, falou sobre alternativas diante da crise. “Diante de uma realidade em que 30 milhões de brasileiros estão desempregados, é preciso ver novas oportunidades. Precisamos buscar meios alternativos de trabalho e parar de ficar nessa dicotomia de que só a relação de emprego é válida e lícita. E o Direito Cooperativo surge como uma oportunidade dentro dessa crise toda”, explicou.

Além de Viana, Antônio, Daniela e Pedro Henrique, participaram das solenidades a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas, o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, a diretora-geral da ESA, Thaís Bandeira, o conselheiro Adilson Affonso de Castro, os membros da OAB Jovem Caio Coelho e Caio Rocha e os advogados Carlos Mascarenhas, Juvêncio de Souza, Cristal Bittencourt e César Santos.