Ilhéus e Itabuna se completam, dizem Mário e Nazal no aniversário de Itabuna

Mário e Nazal nas comemorações de Itabuna
Secom/Clodoaldo Ribeiro

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre Sousa, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal Pacheco Soub, prestigiou na noite de sexta-feira (28), na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Itabuna, a sessão solene de entrega da Comenda Mérito Firmino Alves que, na edição deste ano, homenageou 10 personalidades entre políticos, representantes do judiciário, lideranças religiosas, empresários e profissionais liberais. A cerimônia fez parte das comemorações dos 107 anos de emancipação política e administrativa de Itabuna.

Também foram homenageados além do governador Rui Costa e dos deputados federais, João Carlos Bacelar e Paulo Magalhães, o bispo diocesano Dom Ceslau Stanula, que atuou em Itabuna por mais de 20 anos, além do pastor Apolônio Brito, de 102 anos, o empresário Jayme Oliveira do Amor, o desembargador Mário Alberto Simões Hirs e a promotora e procuradora geral de Justiça, Sara Mandra Rusciolelli Souza. A comenda também foi entregue na condição de homenagem-póstuma aos familiares do jornalista José Adervan de Oliveira, fundador do jornal Agora, e do Frei Joaquim Cameli.

Cidades irmãs – Na oportunidade, Mário Alexandre lembrou da importância em manter uma boa parceria entre as duas cidades, em prol da melhoria da qualidade de vida do seu povo. “Feliz”, comemorou o prefeito, “Itabuna é a irmã mais nova de Ilhéus. O meu desejo é que esta irmandade cresça entre as cidades que já contribuíram e muito para o crescimento econômico da Bahia e do Brasil”. Ele destacou que a parceria com o governo do estado traz avanços significativos para a região. “Em conversa com os secretários estaduais de Saúde e de Infraestrutura, destaquei os pontos críticos da nossa região na busca por intervenções que venham impactar as condições de vida do nosso povo”, concluiu o prefeito.      

Já o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal Pacheco Soub, disse que as duas cidades pertencem a um só território. “Itabuna e Ilhéus tem as maiores oportunidades nas áreas de educação, do atendimento à saúde, do emprego e no lazer, como também, os maiores problemas estão no entorno delas. Essa união precisa de fato continuar a existir para que o desenvolvimento possa acontecer”, afirmou.

Obras anunciadas – Em meio a homenagens, o governador Rui Costa aproveitou para dizer ao prefeito de Ilhéus, que as ações já estão sendo pensadas para a retomada do crescimento e desenvolvimento do sul da Bahia, a exemplo do aeroporto Jorge Amado. “Esse aeroporto deve passar para a mão do estado, o qual irá licitar, esperando que a economia reaqueça pra gente ter os recursos necessários, fazendo Ilhéus e Itabuna voarem alto com o novo aeroporto”, sublinhou.     

Adiantou também que o estado fará um convênio com o município, para reformar, ampliar e readequar o atual Hospital Luiz Viana Filho, conhecido como Hospital Regional, que “passará a ser um hospital municipal materno-infantil, com UTI, semi-UTI, não apenas para as mamães, mas para as crianças de Ilhéus e vizinhança”, completa. Para além disso, Rui lembrou da obra do esgotamento sanitário do Pontal, além da revitalização da orla principal, da readequação do viário com asfaltamento de ruas, adequando tudo isso ao novo cartão-postal da cidade, “porquê em 2018, entregaremos a nova ponte Ilhéus-Pontal, sendo a primeira ponte estaiada da Bahia, um projeto moderno que transformará a mobilidade urbana e o modo de vida do cidadão”, assegurou.

Ao final, o governador anunciou que está prevista para o no mês de setembro, a entrega do novo Hospital Regional da Costa do Cacau, afirmando que “a região sul da Bahia está sendo tratada com dignidade e respeito, com o melhor que temos disponível na área, tanto de equipamentos, quanto de pessoal e assistência, além de uma outra obra importante que acontecerá em breve, que é a tão esperada duplicação da BR-415, Ilhéus-Itabuna. Nós vamos fazer além dessa estrada, uma belíssima avenida para a contemplação de todos, exibindo a beleza natural já existente entre as duas cidades”, revelou o governador.