Crianças se encantam com Kettlebell

Descobertas e curiosidades no esporte
Divulgação

O educador físico João Rosário e o atleta de kettlebell Tárcio Oliveira fizeream uma demonstração com kettlebell aos alunos da escola da rede municipal de educação Professora Isbela Freire, no bairro Birindiba, em Canavieiras. A apresentação foi realizada terça-feira (18), durante uma Feira de Esportes implantada como parte das comemorações dos 45 anos de fundação da escola.

Segundo João Rosário, que é Brutal Strength and Conditioning e com várias certificações internacionais em kettlebell, essa ferramenta esportiva pode ser utilizada por pessoas de todas as idades. Para ele, não basta dizer que as crianças são o futuro do esporte, mas incentivar a prática dos esportes desde os primeiras anos de vida.

A demonstração dos exercícios com kettlebell as crianças despertou o interesse dos pequenos alunos da escola, que passaram a levantar – com a supervisão de João Rosário e Tárcio Oliveiras – as bolas de ferro. Tárcio, que é Guarda Civil Municipal, ressalta que atualmente o kettlebell é uma atividades esportivas em expansão em Canavieiras.

Explica João Rosário, que as crianças com cerca de oito anos já podem treinar com kettlebells com pesos que variam de quatro a seis quilos. O kettlebell como ferramenta de educação física trabalha todo o corpo, especialmente tronco, pernas e braços, contribuindo para a formação de um corpo forte, estável e saudável.

Kettlebell, que tem a tradução inglesa (Inglaterra e Estados Unidos) de chaleira (kettle), por ser uma bola de ferro com alça que imita esse tipo de utensílio de cozinha. No Brasil, a ferramenta também é chamada de chaleira ou bola de ferro. No Brasil, diversas academias já estão introduzindo o kettlebell como treinamento para as crianças, a exemplo do que acontece em outros países.