19ª Corrida Cidade de Itabuna tem participação confirmada de 600 atletas

Recorde de inscrição
Ascom

Tudo pronto para a 19ª Corrida Cidade de Itabuna, que será realizada no dia 23 de julho, como parte da programação do 107º ano de emancipação política e administrativa do município. A competição terá este ano a participação de 600 atletas, entre os quais 20 cadeirantes de cinco estados brasileiros e de 52 cidades, com percursos de 10 e 5,8 quilômetros para corrida e caminhada.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Itabuna, através da FICC e de diversas secretarias - Sesttran, Saúde e de Governo -, que disponibilizam toda a infraestrutura de apoio à competição que será realizada no Circuito Beira Rio  à margem das avenidas Aziz Maron, Mário Padre, passando pela ponte de acesso ao Góes Calmon e  Firmino Alves, que serão interditadas ao tráfego. A competição terá como referência para largada e chegada dos competidos um portal na avenida Mário Padre.

O apoio do governo municipal para a realização da corrida, que hoje tem uma dimensão nacional e foi iniciada há 19 anos, com a inscrição de apenas 12 competidores, que se multiplicam a cada ano, foi destacado pelo presidente da AIA, Marcelo Marques. Ele lembra que na edição 2017 os competidores preencheram suas fichas de inscrição um mês antes da prova, cabendo a cada atleta como contrapartida a doação de cinco quilos de alimentos que serão destinados para instituições beneficentes.

Marques destacou que a entrega dos kits para os competidores será realizada neste sábado (22), no Espaço Cultural Josué Brandão, onde funciona a Câmara de Vereadores das 13 às 21 horas. Já a prova, considerada a maior da região Sul da Bahia, será no domingo (23), com concentração a partir das 7h30 minutos e largada da primeira bateria a partir da 8 horas.

O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Daniel Leão, destacou a importância da competição, que teve todo o circuito revisado e registra um número recorde de atletas inscritos, inclusive 20 cadeirantes. Ele explica que o aquecimento dos atletas será iniciado 30 minutos antes da prova, com uma apresentação de zumba.

Números - Para o percurso de 10 quilômetros estão inscritos 310 atletas - 240 homens (dez deles na categoria especial) e 70 mulheres. Já o percurso de 5,8 quilômetros tem 210 competidores registrados, entre os quais 120 do sexo masculino e 90 mulheres. Outros 60 inscritos participam da caminhada e 20 cadeirantes terão uma participação especial na competição que ganha uma dimensão nacional.