Economia
Festival do Chocolate promove capacitações e amostras de produtores locais
Capacitação para melhorar serviços e produtos

Crédito: Arquivo/Maurício Maron

O 9º Festival Internacional do Chocolate e Cacau - Chocolat Bahia, que acontece nesta quinta-feira, dia 20 de julho, até domingo, 23, no Centro de Convenções, em Ilhéus, terá uma exposição das marcas integradas ao Projeto Derivados de Cacau e Chocolate do Sebrae. Os produtores terão ainda a oportunidade de investir nas capacitações, que estão com inscrições disponíveis no site do evento.

Uma das atividades é o curso intensivo Bean To Bar, na área de Formulação de Chocolate, programada para os dias 22, das 8h às 12h, e dia 23, das 8h às 11h30, ministrado por Luísa Abram, Chocolatier e Sócia do Chocolate Luísa Abram; Andal Balu e Mannarsamy Balasubramanian, Sócios da Cocoatown. As capacitações do Sebrae no Festival têm o objetivo de “estimular a independência do processo produtivo, já que, na maioria dos casos, esta produção é feita por terceiros e representa o maior valor na composição do custo do produto”, como destaca a gestora do projeto Cacau e Chocolate do Sebrae Ilhéus, Ana Carolina Menezes.

Para a empresária Cecília Gomes, da marca Amado Cacau, o Festival "é divisor de águas, pois nos traz uma visibilidade muito grande em todos os anos. Temos a oportunidade da venda direta e a possibilidade de ampliar o mercado para outro estado. E, mesmo após o festival, continuamos vendendo”, ressalta. Sobre os produtos que serão expostos, a empresária revelou que a novidade ficará por conta do lançamento de um chocolate com o teor de 72 % de cacau.

Entre os expositores é grande a expectativa de fechar ótimos negócios e expandir o mercado de produtos locais para outros lugares. O sócio proprietário da Sabor do Cacau, Carlos André Serrasandes, é presença confirmada no Festival, em stand montado com a parceria do Sebrae Bahia. “Também participaremos diretamente com o grupo Derivados de Cacau e Chocolate da Bahia (DECACHI), onde vamos apresentar uma nova linha de produtos, provenientes da amêndoa de cacau”, acrescentou.

De acordo com a coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueredo, o Festival do Chocolate é um evento estratégico para o setor de chocolate na região cacaueira, pois fomenta a produção de um produto competitivo diante dos concorrentes nacionais e de fora. “É fundamental a participação do Sebrae, apoiando em conteúdo de valor e agregando conhecimento aos profissionais da região”, concluiu.

Chocolat Bahia

Durante quatro dias, o Festival Internacional do Chocolate e Cacau reunirá mais de 30 marcas de chocolate e cerca de 80 expositores, além de promover debates sobre temas do setor, rodadas de negócios e palestras ministradas por especialistas internacionais. Para Marco Lessa, idealizador do projeto e organizador do evento, será “uma oportunidade para discutir a industrialização, a verticalização da produção e, consequentemente, a melhoria da qualidade das amêndoas de cacau selecionado e produto final elaborado”.

O Chocolat Bahia é uma iniciativa do Costa do Cacau Convention Bureau e Associação de Turismo de Ilhéus, realização da MVU Eventos, em parceria com o Governo do Estado da Bahia através das secretarias da Cultura, do Turismo, do Desenvolvimento Rural, de Agricultura, de Ciências Tecnologia e Informação, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Banco do Nordeste, Sebrae, Caixa Econômica Federal, entre outras instituições.


Capacitação para melhorar serviços e produtos

Crédito: Arquivo/Maurício Maron

 
Mais Notícias
   19/2/2018 - Bahia mantém segundo lugar em investimentos dos estados em 2017
   7/2/2018 - Azul vai se reunir com governador e prefeito
   6/2/2018 - Celebrado acordo para o Porto Sul
   27/1/2018 - Agerba cita Ilhéus entre os principais destinos para o carnaval
   17/1/2018 - Mutirão encaminha jovens para Primeiro Emprego em Ilhéus
   16/1/2018 - Sebrae alerta para envio da declaração anual e regularização do CNPJ
   12/1/2018 - Portal de Educação a Distância oferece curso gratuito em Turismo Receptivo
   9/1/2018 - Choco Summer, na Soares Lopes, estima receber 30 mil visitantes até o dia 21
   9/1/2018 - MEI suspenso tem até 23 de janeiro para se regularizar
   30/12/2017 - Estado antecipa R$ 147,8 milhões do ICMS
   28/12/2017 - Empreendedores terão novas regras tributárias a partir de 2018
   28/12/2017 - Thiago Guedes assume o Instituto Cabruca
   26/12/2017 - Ilhéus é destaque em portal que comercializa hospedagens pela internet
   24/12/2017 - Ilhéus entre as 10 cidades mais empreendedoras da Bahia, aponta Sebrae
   24/12/2017 - O saboroso caminho da Estrada do Cacau e do Chocolate
   18/12/2017 - Fim de semana movimenta ruas, praias e espaços religiosos e culturais de Ilhéus
   18/12/2017 - Jornal do sul do País destaca Ilhéus como um dos principais destinos do verão
   28/11/2017 - Seminário vai discutir ações para o desenvolvimento dos municípios
   28/11/2017 - Executivo da Bombril apresenta case de sucesso em Itabuna
   20/11/2017 - Cacau Bahia 2035 reúne agricultores, indústria, turismo e desenvolvimento



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout