Dia Mundial do Cérebro UFSB inicia na sexta

O cérebro sendo lembrado
Google

O Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas) da Universidade Federal do Sul da Bahia sediará, nos próximos dias 21 e 22 de julho, o evento Dia Mundial do Cérebro UFSB. As atividades contam com o apoio do Laboratório Morfofuncional Virtual (UFSB), do Diretório Acadêmico do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e da Federação Mundial de Neurologia (World Federation of Neurology – WFN). Espera-se um público de cerca de  400 pessoas, com cerca de 350 participantes inscritos, dentre profissionais, pesquisadores e estudantes da Saúde e áreas afins. 

O Dia Mundial do Cérebro é celebrado em 22 de julho, em homenagem à data de fundação da Federação Mundial de Neurologia, em 1957. A ideia é usar esse dia para ações que aumentem a presença do tema na agenda pública, como acontece com outras datas relacionadas a questões de saúde. A ideia de realizar o evento em Teixeira de Freitas partiu principalmente dos estudantes, em face da escassez de eventos relacionados à saúde do cérebro e a prevenção de doenças. A relevância acadêmica e social do tema é outro forte motivo: uma das doenças cerebrovasculares mais comuns no Brasil, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é responsável por cerca de 68 mil mortes anualmente, conforme registro do Governo Federal, gerando impactos na economia, na sociedade e nas famílias das pessoas afetadas.

As palestras e minicursos confirmados terão a presença de experts nas abordagens neuro(Neurologia e Neurociência) e psi (Psicologia e Psiquiatria), seguindo a ideia de uma visão compartilhada entre essas áreas para o estudo do cérebro e suas enfermidades. Dentre as atividades programadas, estão as palestras Neuropsicologia do ensino: a mente humana e o aprendizado, com Drª. Janine Marinho Dagnoni Neiva; Depressão, Ansiedade e Comorbidade: Modelos Causais na Interface Psiquiatria-Neurociências, com o professor e reitor da UFSB, Naomar Monteiro de Almeida Filho; Cérebro e alimento, como se dá essa relação?, com Drª. Denise Mourão; Impactos agudos e crônicos do AVE e serviços preventivos, com o médico Dr. Robert Samuel Janett (Harvard Medical School);Epidemiologia em Neuro-Psiquiatria, com o reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho. A programação completa pode ser consultada no site do evento e também neste link.