Prefeitura reúne moradores do Jardim Savóia para discutir demandas

Diálogo permanente
Secom

“A esperança chegou”. Foi assim que a presidenta da Associação de Moradores do Jardim Savóia, Luciana Paullete, resumiu o encontro que os moradores da comunidade tiveram com representantes de diversas secretarias da Prefeitura de Ilhéus. Esta semana, dirigentes das Secretarias Municipais de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável; de Infraestrutura, Transporte e Trânsito; Serviços Urbanos e da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), se reuniram com moradores e lideranças comunitárias. O objetivo foi discutir as demandas e sugestões sobre temas como o sistema de iluminação pública, a pavimentação asfáltica e readequação dos pontos de ônibus na região.

Para Luciana Paullete, “o comprometimento da Prefeitura em melhorar os espaços públicos, implica diretamente na qualidade de vida dos moradores”. De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal Pacheco Soub, é importante o poder público manter a aproximação com a população, ouvir seus anseios e entender suas dificuldades. “Esta foi uma reunião pacífica, respeitosa e participativa. Nunca houve a presença em uma mesma reunião entre três secretarias, vereadores e Coelba, com vistas na solução dos problemas que mais afetam as comunidades. Isto mostra a disposição desta gestão em dialogar com o povo, firmar parcerias para fazer o melhor pela nossa cidade”, sublinhou.

Já o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Hermano Fahning, informou que após uma reunião entre o governo e a Coelba, ficou firmado para os próximos dias ocorrerá a assinatura do alvará de permissão para o início da construção de uma praça e a revitalização da quadra poliesportiva na localidade. “Haverá todo um acompanhamento técnico necessário para a realização das obras. Após entrega dos documentos, será feita avaliação pelo setor de licenciamento de obras do município, devendo estar concluída em um prazo de 10 dias”, assegurou.

Iluminação – De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Jorge Cunha, os serviços de reposição de lâmpadas atendem as demandas críticas de cada localidade e assegurou que todos os bairros de Ilhéus serão contemplados. “Apesar de toda a pressão, estamos conseguindo realizar nosso trabalho. Acredito que teremos uma Ilhéus mais iluminada o quanto antes possível”, disse. O técnico da Coelba, Harlei José, explicou que a empresa fará a substituição de postas nas principais artérias. “Os postes obedecerão os níveis de distanciamento regulamentar, evitando a aplicação de braços”, explicou.

Resultados – Ao final da reunião, foram anunciadas algumas intervenções para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, como a construção de uma escola-creche na Vila Lídia que será entregue até o início do próximo ano, pavimentação asfáltica e a conclusão do projeto dos novos abrigos de ônibus em substituição dos atuais.

O encontro ainda contou com a presença de representantes da Associação dos Moradores da Avenida José Luís da Fonseca (AMA), do secretário de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio Santos, dos vereadores Makrisi Ângeli, Gil Gomes e Pastor Matos, além de representante da Coelba, a engenheira florestal, Mariela Revila e a analista, Adelina Carla.