Treinamento previne acidentes de veículos com cargas perigosas

Simulações para qualificar atendimento e prevenir acidentes
Secom

Com o objetivo de capacitar guardas civis municipais, servidores públicos lotados na Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran) e bombeiros militares, Ilhéus sediou, esta semana, um curso preparatório com ações simuladas que envolvam acidentes de veículos com cargas perigosas. Um dos objetivos do treinamento é prevenir, preparar e realizar procedimentos de segurança caso ocorram estes tipos de acidentes no município. A capacitação aconteceu no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, na Avenida Soares Lopes, centro.

Na oportunidade, a secretária de Saúde de Ilhéus, Elizângela Oliveira, afirmou que tudo passa a ser uma questão de saúde pública, a partir do momento em que as unidades de saúde do município terão de atender a essa demanda. “Por isso, a necessidade do procedimento adequado e seguro para diminuir lesões e preservar a vida dos acidentados e dos próprios agentes envolvidos nessas operações, a exemplo de explosivos, gases, materiais radioativos, líquidos inflamáveis, dentre outros produtos que representem riscos ao meio ambiente e à saúde”, destacou.

Por sua vez, o superintendente de Transporte e Trânsito, Rogério Buralho, lembrou que a capacitação é uma iniciativa de extrema importância, não só pela qualificação dos agentes diretos e responsáveis pelas providências e contenção no caso de acidentes envolvendo veículos dessa natureza, mas também para a segurança e saúde das pessoas e do próprio meio ambiente, em Ilhéus.

O treinamento foi promovido pelo 5º Grupamento de Bombeiros Militares (5º GBM/Ilhéus) e pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu), e apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde e Sutran. O evento contou com a presença do coordenador médico Jonathan Pinto, e do médico Walbert Silveira, representando o Samu, da capitã Ana Isabel, e do subtenente Ivan Carrasco, do 5º GBM/Ilhéus.