Festival Internacional de Compositoras abre inscrições em Ilhéus

Inscrição pode ser feita pela internet
Google

Até o dia 21 de julho estarão abertas as inscrições para o Sonora – Ciclo Internacional de Compositoras Ilhéus/BA. O evento tem caráter colaborativo e acontece em diversos lugares do mundo ao mesmo tempo e, neste ano, acontecerá também em Ilhéus, de 14 a 16 de setembro, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus.

O festival não é competitivo, mas sim uma mostra artística e cultural. Podem se inscrever, mulheres compositoras de todas as idades que residam no Estado da Bahia. A inscrição para o Sonora – Ciclo Internacional de Compositoras Ilhéus/BA é gratuita e pode ser feita através do formulário que está neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScLTjlCE3oaWL01wK3l0vFEMQBl2C3tjOybHLiX9aF2nJZ3uQ/viewform

Mulheres que atuam em outros setores da arte também podem entrar em contato com a produção local através do email sonorailheus@gmail.com para articular a sua participação no evento.

O projeto surgiu da hastag #mulherescriando, uma iniciativa da musicista Deh Mussulini (Belo Horizonte, Brasil), no intuito de romper no imaginário das pessoas o mito de que existem poucas compositoras. A hastag foi difundida internacionalmente acompanhada de vídeos de mulheres tocando canções autorais e gerou uma grande repercussão dando origem a um grupo de discussões na internet. A partir daí nasceu a ideia de criar um festival que ganhou amplitude e atingiu 21 cidades em 6 países: nascia o Sonora - Ciclo Internacional de Compositoras.

Segundo as produtoras, hoje o evento representa um lugar de resistência e fortalecimento da mulher artista, um reduto para a exposição da arte e da criatividade, além de reunir profissionais da área cultural, como produtoras, instrumentistas, técnicas de som, luz, roadies, jornalistas, arranjadoras, regentes, fotógrafas e toda uma rede de mulheres competentes e engajadas dentro do mercado fonográfico. Ainda segundo elas, o Sonora é considerado o local do protagonismo feminino, mas também de diálogo com toda a sociedade, independente de gênero, faixa etária e classe social.

Para maiores esclarecimentos e informações sobre o Sonora Ilhéus/BA, entre em contato com a produção local pelo e-mail sonorailheus@gmail.com.