Governador receberá Comenda da Ordem do Mérito São Jorge dos Ilhéus

Rui Costa
GOVBa

O governador da Bahia, Rui Costa, será uma das personalidades que irão ser agraciadas com a Comenda da Ordem do Mérito São Jorge dos Ilhéus, a mais alta condecoração oferecida pelo município às pessoas que contribuem com o desenvolvimento local.

A homenagem será prestada pelo prefeito Mário Alexandre, nesta quarta-feira (28), às 17 horas, no Teatro Municipal, em reconhecimento à contribuição que o governador tem dado a Ilhéus, através da execução de importantes obras estruturantes que preparam a cidade para as próximas décadas.

Além do governador, também serão agraciados na solenidade, a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro; e o pastor e líder evangélico da Igreja Batista Missionária, Gilmar José Bonfim.

Visita - De acordo com a agenda, antes de participar da solenidade da Comenda da Ordem do Mérito São Jorge dos Ilhéus, o governador Rui Costa, ao lado de Mário Alexandre, visita, às 15 horas, as obras de construção da nova ponte Ilhéus-Pontal.

A nova ponte terá passeio, canteiro central, pistas duplas nos dois sentidos e uma ciclovia. O conjunto da obra inclui 2,2 quilômetros de rodovia, que se encerrarão ao lado da Catedral de São Sebastião, ao norte, e do Hotel Opaba, ao sul. Será uma formatação mais moderna, valorizando ainda mais as belezas da Baía do Pontal, e beneficiará mais de 510 mil habitantes dos municípios de Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca, além de favorecer o turismo na região.

Quando estiver concluída, tanto a velha ponte Lomanto Júnior, quanto a primeira ponte estaiada da Bahia, vão funcionar nos dois sentidos. As duas pontes vão dividir um fluxo diário de 8.500 veículos, no período de baixa estação, trafegando entre o centro e a zona sul. A estrutura da nova ponte será mista. 298 metros dela serão de trecho estaiado, uma estrutura sustentada por cabos. Os 235 restantes, por conjunto armado.

Novo hospital – Outra obra importante prestes a inaugurar na cidade, também iniciativa do governo do Estado, é o Hospital Costa do Cacau. A engenharia está pronta e aguarda-se, neste momento, a instalação de equipamentos para ser inaugurado. A área construída é de 17.500 metros quadrados. Mas o projeto foi pensado visando uma futura expansão. Por isso, a área total do empreendimento é e 55 mil metros quadrados.

O novo hospital terá ortopedia, cardiologia e 30 leitos de UTI já na primeira etapa. Oito salas para cirurgias simultâneas e 180 leitos para internação são alguns dos destaques do novo empreendimento. O Hospital Costa do Cacau também contará com um reforço no serviço de Oncologia oferecido pela rede hospitalar de Ilhéus.

Durante aproximadamente dois anos, a obra empregou 200 trabalhadores em seu canteiro e custou 80 milhões de reais. Pela primeira vez o serviço de cardiologia do Estado será implantado em uma cidade do interior com cirurgia cardíaca para atender a toda a região sul. Para uma futura etapa de ampliação estão previstos mais 120 leitos.