Neste fim de semana tem mais forró no cenário bucólico da Estação Rio do Braço

Estação do Rio do Braço, cenário do São João
Arquivo/Maurício Maron

O cenário bucólico da Estação Rio do Braço vai ganhar a animação dos festejos juninos nos próximos sábado (17) e domingo (18). O São João mais original da região terá neste final de semana as apresentações das bandas Mel de Forró e Flô Que Se Xêre. De acordo com o empresário Lucas Kruschewsky, o espaço da festa será aberto a partir das 2 da tarde e os shows serão iniciados às 5 horas.

A Estação Rio do Braço é uma das mais antigas fazendas de cacau da região. Um lugar mágico, de muitas histórias, Rio do Braço viveu tempos de apogeu e de crise. Em 1911, com a chegada do trem e a construção da primeira estação ferroviária do sul da Bahia, o local, cenário de terras férteis favoráveis ao cacau, intensificou a sua economia, somente interrompida em 1916 com o anúncio da Primeira Guerra Mundial. Vieram os tempos difíceis com o preço do cacau desabando no mercado internacional.

Com um acervo arquitetônico importante e com um projeto de restauração em estudo, a Vila Junina foi aberta este ano, no último final de semana. O evento foi um sucesso. Além dos dias 17 e 18, uma nova edição da festa está confirmada para os dias 23 e 24. As apresentações musicais valorizam os artistas regionais. Comidas e bebidas típicas são comercializadas durante o arrasta-pé.

O empresário informa que na localidade rural não há sinal de internet e, por conta disso, a Estação Rio Braço não aceita cartões de crédito e nem débito. Para os turistas, que estão hospedados em pousadas e hotéis de Ilhéus, a empresa Encantos Turismo oferecerá transporte até a Estação Rio do Braço. Contatos para consultar valores: (73) 99172 1629 ou 3632-8783. Em ilhéus, ingressos à venda no Point do Karioca e Chor Chocolate; em Itabuna, no Pimenta Ingressos. O valor para o acesso à Vila é de 20 reais. Crianças até 13 anos, acompanhada de familiares, o acesso é gratuito.