Saúde normatiza ações e anuncia avanços que melhorarão os serviços à população

Elizângela Santos de Oliveira
Secom/Clodoaldo Ribeiro

A Secretaria de Saúde realizou hoje (13) uma reunião com representantes de clínicas e hospitais prestadores de serviços ao município para debater sobre a normatização de novos procedimentos para marcação e realização de consultas e exames. O objetivo das novas medidas é agilizar o atendimento à população que utiliza o Sistema Único de Saúde. Na oportunidade, a secretária Elizângela Oliveira apresentou a minuta de um Protocolo de Ações que irá regulamentar os encaminhamentos através da Central de Regulação do município.

“Estamos elaborando um protocolo que passará a sistematizar toda a rede de prestadores de serviços”, destacou Elizângela, ressaltando, entretanto, que o documento ainda terá que passar pela análise do Conselho Municipal de Saúde e, posteriormente, pelo crivo da Câmara de Vereadores, conforme determina a legislação. Elizângela Oliveira também anunciou, para breve, um novo chamamento público com o objetivo de formalizar novos contratos de prestação de serviço com laboratórios e clínicas.

A secretária disse ainda que, após os primeiros meses necessários para arrumação administrativa e financeira da secretaria será possível, muito em breve, a população começar a perceber a melhoria do sistema. Os primeiros passos, segundo a secretária, estão sendo dados com a realização de mutirões em localidades distantes do centro onde ainda não há médicos disponíveis ou postos de saúde em condições de funcionamento. A secretária destaca o aumento no número de salas de vacinação no centro e bairros periféricos de Ilhéus.

Anunciou também que na semana passada o município de Ilhéus conseguiu ampliar de 500 mil para 640 mil reais mensais, o teto para aplicar no tratamento de pacientes com câncer. “Na medida em que aumentamos recursos, também oferecemos uma capacidade maior de atendimento nos hospitais e nas clínicas conveniadas”, ressalta, destacando serviços como o de tomografia, quimioterapia e cirurgias. Outra conquista na semana passada foi a reabertura da Farmácia Municipal no bairro de Olivença, zona sul de Ilhéus, que se encontrava desativada há cinco anos.

Nas próximas semanas, a Prefeitura de Ilhéus estará comprando, com recursos próprios, uma nova ambulância para ser agregada à frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A secretária municipal de Saúde enumerou 35 procedimentos licitatórios que estão em curso para atender a demanda da população que necessita dos serviços públicos do setor. “Estamos, finalmente, podendo, a partir de agora, atuar com procedimentos e rumos que são inteiramente de responsabilidade da nova gestão”, disse.