Encontro das Águas discute integração e sustentabilidade

Rio Cachoeira, um dos que mais sofrem
Arquivo/Maurício Maron

Neste ano em que o Projeto de Recuperação das Bacias do Rio Cachoeira completa duas décadas de atividades, o paradigma da integração regional em prol da sustentabilidade produz novos horizontes e parcerias. Este será o principal objetivo do Encontro das Águas: Integração e Sustentabilidade, realizado pelo Instituto das Águas realiza dentro da programação do III Encontro Baiano de Sistemas Agrossiviculturais (EBSAGS), dia 9 de junho, das 8 às 12 horas, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), em Itabuna.

O evento conta parcerias da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e Prefeitura Municipal de Itabuna e inclui a conferência Pagamento por Serviços Ambientais: uma estratégia para o desenvolvimento sustentável, ministrada por Volney de Souza Fernandes, especialista em Biologia de Florestas Tropicais e diretor executivo da Organização de Conservação da Terra (OCT)/APA do Pratigi. Também mesa redonda sobre o temaParadigmas Civilizatórios: mudando para evoluir, com participações dos prof. Dr. Mauricio Moreau, MSc Jaqueline Lessa Maciel e moderação do prof. Dr. Alexandre Schiavetti. No final, trabalho do grupo técnico para planejamento das ações de revitalização das Bacias do Leste.

A coordenadora do Instituto das Águas, Msc Maria Luzia de Mello, justifica o privilégio de fazer parte do EBSAGS. “Foi uma honra para nós aceitar o convite do engenheiro florestal Dan Lobão, idealizador e coordenador deste congresso. Estávamos planejando fazer em outro local, mas entendemos que inserir o tema da recuperação das bacias do Leste da Bahia em tão importante evento só enriquece nosso trabalho e amplia os debates sobre a questão urgente da água”. O congresso começou segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente e encerra sexta-feira, 9, com uma ampla programação, disponível no site <www.ebsags.com.br>.