Atendendo orientação do Estado, vacinação vai continuar para público-alvo

Vacinação do público-alvo continua
Secom/Clodoaldo Ribeiro

A vacinação contra Influenza foi estendida para toda a população brasileira, atendendo a uma determinação do Ministério da Saúde. Apesar de estar preparada para atender a nova demanda, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Ilhéus decidiu acompanhar a orientação anunciada ontem à tarde pelo Estado da Bahia e só irá iniciar a vacinação geral após atingir a meta dos 90 por cento entre grupos denominados prioritários. Ontem pela manhã, a secretária Elizângela Oliveira chegou a anunciar a adesão à determinação do Ministério da Saúde, mas a tarde o município resolveu cumprir às orientações da Secretaria Estadual da Saúde.

A Bahia está com a meta de vacinação abaixo do previsto. Assim como acontece em todo o território nacional. Em Ilhéus, apesar das estratégias montadas pela Sesau, com equipes móveis em pontos estratégicos e na zona rural, onde o acesso é mais difícil, o índice do Ministério também não foi atingido. Até o momento o município obteve a média de 58,2 por cento, tendo vacinado 24.055 pessoas do público-alvo inicial da campanha.

Deste total, foram 5.199 crianças (42,22%), 1.755 trabalhadores da saúde (58,33%), 740 Gestantes (38,85%), 217 Puérperas (69,33%) e 12.255 idosos (63,41%). Os dados não incluem os portadores de doenças crônicas, ainda não computados pelo Sistema DataSus. Para atingir a meta prevista inicialmente com apenas o público-alvo da campanha, Ilhéus ainda precisa vacinar 41.109 pessoas. São crianças de seis meses a quatro anos e 11 meses, mulheres de qualquer idade gestacional e puérperas no pós-parto até 45 dias.

Atendimento móvel - Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), diversos serviços relacionados à saúde pública estão sendo oferecidos à população que reside nas regiões mais afastadas da área central de Ilhéus. Dentre eles, procedimentos de vacinação, que serão mantidos, de acordo com o calendário elaborado pelas duas pastas.

Neste dia 8 de junho, a partir das 8 horas, os serviços acontecerão no posto de saúde da Vila Juerana, situada na zona norte do município. Na oportunidade, serão disponibilizados atendimentos médico e odontológico, preventivos, aplicação de vacinas e aferição da pressão arterial.

Os moradores do vilarejo também poderão contar com atendimento de enfermagem e acompanhamento de nutricionistas. No local também será possível solicitar exames de mamografia e realizar testes de glicemia, de HIV e hepatite, além de pesagem de crianças cadastradas no programa Bolsa Família, do governo federal.

Veja, abaixo, quais são as próximas localidades que receberão o mutirão:

 

·         13/06 – Terça-feira – Banco do Pedro

·         20/06 – Terça-feira – Carobeira

·         29/06 e 30/06 – Quinta e Sexta-feira – Centro de Convenções

·         06/07 – Quinta-feira – Castelo Novo

·         13/07 – Quinta-feira – São José

·         20/07 – Quinta-feira – Ponta da Tulha

·         27/07 – Quinta-feira – Maria Jape

·         03/08 – Quinta-feira – Vila Olímpio

·         10/08 – Quinta-feira – Retiro

·         17/08 – Quinta-feira - Ponta do Ramo

·         24/08 – Quinta-feira – Serrado

·         31/08 – Quinta-feira – Cascalheira