Ilhéus sedia I Encontro Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Por uma sociedade menos desigual
Arquivo/Maurício Maron

“Racismo institucional”, “Extermínio da juventude negra e indígena” e o “Enfrentamento à violência contra as mulheres” são alguns dos principais temas que serão discutidos durante o I Encontro Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que acontece no dia 10 deste mês, das 8 das às 17 horas, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional em Transporte e Produção Industrial (CEEP-Logística), antigo Colégio Estadual, situado no bairro do Malhado. A realização é do grupo Povos Tradicionais, com o apoio da Prefeitura de Ilhéus.

Os organizadores do evento acreditam que o Estatuto Municipal da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, são dois instrumentos que poderão ser construídos pelos Povos Tradicionais e Originários, após o primeiro encontro de promoção da igualdade racial de Ilhéus. Sua proposta é ampliar as políticas públicas para enfrentar o racismo, com o objetivo de consolidar a democracia no país, além da promoção da igualdade racial para fortalecer a implementação de ações afirmativas.

Programação – A abertura está marcada para as 8 horas, com apresentações culturais, seguida da formação da mesa com palestrantes e outras autoridades. Às 9 horas acontece a palestra sobre “Racismo institucional”, ocorrendo intervenções da plateia. Já às 13h30min os trabalhos recomeçam com o tema “Extermínio da juventude negra e indígena”, com debate; e às 15 horas, inicia a palestra sobre “Enfrentamento à violência contra as mulheres”. E às 16h30min, encaminhamentos finais dos trabalhos.