Cidade
Alunas da FMT são aprovadas em programas da FAPESB e CNPq
Ana Paula Adry

Crédito: Ascom/Jonildo Glória

Três alunas do curso de Biomedicina da Faculdade Madre Thaís (FMT), (Ilhéus-BA), foram aprovadas no programa de Iniciação Cientifica (IC), CEPLAC/PIBIC/FAPESB/CNPq. Trata-se de Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), da Fapesb e do CNPq que visam despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante a participação em projetos de pesquisas orientados por pesquisadores atuantes e qualificados com titulação mínima de Mestre para a FAPESB e de Doutor para o CNPq, com vinculo empregatício de 40 horas ou dedicação exclusiva com CEPLAC/CEPEC.

A pesquisa da discente Jacqueline Barreto Farias é sobre a “Plataforma de determinação da paternidade de plantas cacaueiras” sob a orientação do professor Didier Clement. “Estabelecimento da metodologia para determinar o tamanho genômico de moniliophthora perniciosa utilizando citometria de fluxo” é o titulo do projeto de Ânila Marielen Rigaud Santos, orientado pela professora/Dra. Karina Peres Gramacho. Já Vanessa Santana Diorato vai desenvolver o projeto sobre “Caracterização do sistema de acasalamento em Ceratocyctis cacaofunesta” orientado pela professora/Dra. Karina Peres Gramacho.

Para a professora/MSc Ana Paula Adry, coordenadora do curso de Biomedicina, na FMT "é muito bom ver que o trabalho que estamos desenvolvendo com os alunos têm dado estimulo para que eles possam ir além dos muros da Faculdade Madre Thais. Além dessas aprovações temos outros dois discente que desenvolvem pesquisas no laboratório de virologia da USP, em São Paulo".

Ela acrescenta que “a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso que é obrigatório em todos os cursos também é fonte de pesquisa na FMT, estudantes se empenham com temas bastante relevantes. Poucos são os que optam por revisão de literatura. A discente Raíssa Brasil Santos também fez pesquisa no seu trabalho de TCC sob a orientação do professore/MSc Lucas Ribeiro de Carvalho que já rendeu uma publicação na Revista Brasileira de Ciência da Saúde”.

“Já estamos na 6ª publicação de resumos para congresso do Projeto Parasitologia em Ação, com realização semestral, desta vez três trabalhos serão apresentados no XXV Congresso Brasileiro de Parasitologia, no mês de setembro, em Búzios (RJ), sob a orientação da professora/Dra. Flamélia Carla Oliveira e da coordenação do curso, na FMT,” explica coordenadora do curso.

Vários outros projetos são desenvolvidos na Iniciação Cientifica da FMT sob a orientação da professora/Dra. Zulane Sousa sob as linhas de pesquisa “Avaliação toxicológica ambiental de efluentes e ambientes marinhos costeiros de Ilhéus” e ”Avaliação das atividades antimicrobianas e citotóxicas de extratos de plantas”. Essas linhas de pesquisa já rederam nove trabalhos no XXI Seminário de Iniciação Cientifica, na UESC e no III Congresso Baiano de Biomedicina.

 


Ana Paula Adry

Crédito: Ascom/Jonildo Glória

 
Mais Notícias
   17/8/2017 - Movimento articula recuperação da BA 676
   17/8/2017 - Faculdade Madre Thaís participa da Semana da Família
   15/8/2017 - II Simpósio multidisciplinar em saúde da FMT será em setembro
   7/8/2017 - Rodolfo Pamplona Filho faz palestra na FMT nesta quinta
   7/8/2017 - Ilhéus terá, dia 8, capacitação para rastreamento do câncer de mama
   4/8/2017 - Curso de Direito da FMT comemora Dia do Advogado
   31/7/2017 - Professores da FMT se preparam para o Enade
   14/7/2017 - Faculdade oferece vagas em 13 cursos de bacharelado
   8/7/2017 - GACC promove noite cultural para lançar campanha pela cura do câncer
   8/7/2017 - Faculdade Madre Thaís oferece vestibular para Arquitetura e Urbanismo
   8/7/2017 - Encontro debate saúde do trabalhador em educação
   5/7/2017 - GACC finaliza projeto de capacitação para detecção precoce de câncer infantil
   4/7/2017 - Instituição facilita o ingresso no ensino superior
   30/6/2017 - Jussari vai criar lei para declarar Ceplac patrimônio científico imaterial
   29/6/2017 - Pesquisa participativa ouve 78 por cento dos trabalhadores da Educação em Una
   26/6/2017 - Coordenadora do curso de Serviço Social da FMT discute programa com americanos
   22/6/2017 - Faculdade Madre Thaís oferece vestibular agendado e com data fixa
   15/6/2017 - Mais um curso da Faculdade Madre Thaís recebe reconhecimento do MEC
   6/6/2017 - Ilhéus sedia I Encontro Municipal de Promoção da Igualdade Racial
   3/6/2017 - UFSB e UESC preparam evento nacional em Ilhéus



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout