Glaucoma Day realiza mais de cinco mil procedimentos

Mutirão atendeu população regional
Ascom/Waldyr Gomes

Mais de cinco mil procedimentos foram realizados durante o Glaucoma Day, promovido pelo DayHorc, Fundação Regina Cunha (Furc) e Secretaria Municipal de Saúde numa grande mobilização para a prevenção e controle do glaucoma, doença associada ao aumento da pressão intraocular e que se não for tratada a tempo pode resultar numa cegueira irreversível. No evento realizado no último sábado (20), o  prefeito Fernando Gomes foi representado pela secretária de governo Maria Alice Araújo Pereira, que estava acompanhada da titular da pasta de educação Anorina Smith Lima.

Ela destacou a importância da parceria do governo municipal com o DayHorc e a Furc na prevenção de uma doença que pode cegar se não tiver nenhum tratamento ou atenção médica. Contou que faz tratamento de glaucoma e como saúde é uma prioridade para o governo Fernando Gomes, também trouxe o seu apoio ao trabalho realizado pela equipe de Rui Cunha, que mobilizou centenas de voluntários, além dos integrantes da equipe da sua clínica e servidores municipais.

 Como coordenador do Glaucoma Day, Ruy Cunha explica que o número de procedimentos vem crescendo de ano a ano e este ano supera a marca de cinco mil, 20% acima do ano anterior. Explica que na edição de 2017 foram mobilizados mais de 300 voluntários, além da equipe médica do DayHorc, “mas o apoio que tivemos da prefeitura foi de fundamental importância, inclusive mobilizando equipes da área da Saúde e da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, colaborando na infraestrutura e mudanças no trânsito.”

O DayHorc Hospital de Olhos é uma clínica especializada com quatro unidades na Bahia, duas delas em Salvador, empregando mais de 200 pessoas e que nasceu em Itabuna através, da visão empreendedora de Rui Cunha, ao implantar em 1982, a Clínica de Olhos Santa Lúcia, inteiramente ampliada e rebatizada como Day Horc, sendo hoje uma das mais bem equipadas do estado, usando tecnologia de última geração.

Parceria - Cunha anunciou que vai solicitar uma audiência ao prefeito Fernando Gomes para apresentar ao governo municipal o projeto de um cluster visando a revitalização da área central de Itabuna, no trecho compreendido entre a praça Olinto Leoni, Praça da Juventude e a avenida Henrique Alves, onde a prefeitura anuncia a instalação de uma academia ao ar livre e deve implantar a praça do Cacau, que tem como referência a lavoura cacaueira, que foi o sustentáculo econômico da região.

O cluster vai agregar clínicas, restaurantes, academias, lojas de artigos esportivos e empresas dos diversos segmentos num projeto a ser deflagrado numa parceria com a prefeitura de Itabuna, que vem realizando ações proativas ao implementar o Projeto Cidade Universitária e Cidade Limpa, que se compatibilizam com a proposta de revitalização e requalificação do centro de Itabuna, uma ação que pode unir o governo e a iniciativa privada.

O que é glaucoma - O Glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira.

Um dos principais sintomas da doença é a perda da visão periférica no seu início. No começo a perda é sutil, e pode não ser percebida pelo paciente. Em geral, o paciente não nota a perda de visão até vivenciar a "visão tubular", ou seja, apenas a visão central é percebida, o paciente começa a tropeçar, esbarrar em objetos, porque a percepção periférica diminui. A perda visual causada pelo glaucoma é irreversível, mas pode ser prevenida, atrasada ou estabilizada por tratamento.

A pressão intra-ocular pode ser diminuída com medicamentos, em geral, colírios. Caso essa pressão não diminua com o uso de medicamentos, um procedimento cirúrgico poderá ser indicado, tanto a cirurgia a laser quanto a tradicional.