Banco Central recebe diversos atendimentos à população

População assistida
Secom

As famílias do Condomínio Sol e Mar I e II, situado no povoado de Couto, zona sul de Ilhéus serão visitadas no dia 30 deste mês, pela caravana do programa “Mais saúde, mais alegria”. A ação, coordenada pelas secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social levou no último dia 17, aos moradores do distrito de Banco Central, consultas médica, de enfermagem e nutricional, preventivos, solicitação de exames, vacinação, aferição da pressão arterial, testes de glicemia, hepatite e testes rápido de HIV.

A diretora do Departamento de Atenção Básica da secretaria municipal de Saúde (Sesau), Andréa Flores, ressaltou que esta ação ofereceu aos moradores de Banco Central 150 atendimentos gratuitos de pressão arterial e também o mesmo número de testes de glicemia; 54 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite. 45 crianças foram que recebem o Bolsa Família foram pesadas e 26 pessoas receberam avaliação de nutricionistas.

Andréa Flores informou que 89 idosos e 64 crianças foram imunizados. “Durante todo o dia, no distrito de Banco Central fizemos ainda 20 preventivos, realizamos palestras, distribuímos preservativos e recebemos 35 solicitações de exames diversos, como parte da proposta da atual gestão de levar atendimento preventivo na área de saúde às famílias que moram em localidades distantes da sede urbana de Ilhéus”, lembrou.

Cronograma – O cronograma dos serviços gratuitos na área de saúde será também estendido às famílias das localidades rurais da Lagoa Encantada, Vila Juerana, Banco do Pedro, Carobeira, Castelo Novo, São José, Ponta da Tulha, Maria Jape, Vila Olimpio, Retiro, Ponta do Ramo, Serrado e Cascalheira. O serviço na zona rural tem previsão para encerrar no dia 31 de agosto, de acordo com o diagnóstico feito previamente pela Sesau.

Cada localidade tem data específica para o atendimento, que ocorrer a partir das 8 horas a manhã, na unidade ou posto de saúde da localidade. “A população de cada povoado ou distrito deve ficar atenta para a data da visita da equipe da secretaria municipal de Saúde que irá oferecer os serviços nas s comunidades”, afirmou.