Distribuição da merenda escolar é regularizada

Sede e interior abastecidos
Secom/Clodoaldo Ribeiro

A Prefeitura de Ilhéus já regularizou a distribuição da merenda escolar nas unidades da rede municipal de ensino, localizadas na zona urbana da cidade. No final do último mês de março, o prefeito Mário Alexandre determinou a suspensão dos contratos com a empresa envolvida na Operação Citrus, conduzida pelo Ministério Público do Estado (MPE), e autorizou a realização de novo processo licitatório. De acordo com informações da secretária de Educação, Eliane Oliveira, neste fim de semana, a distribuição dos gêneros alimentícios será concluída nas escolas da zona rural e, a partir da próxima segunda-feira, toda a rede escolar retomará a normalidade no serviço de merenda.

Com a regularização da distribuição da merenda escolar, 20.500 estudantes matriculados nas 117 unidades da rede de ensino serão beneficiados. A secretária Eliane Oliveira salienta que uma equipe da Seduc acompanha a entrega dos alimentos para conferir as marcas dos produtos aprovadas na licitação, que contou com a participação de cinco empresas.

O prefeito Mário Alexandre destaca que todas as providências estão sendo adotadas para a retomada da regularidade dos serviços públicos atingidos com a suspensão dos contratos das empresas investigadas na Operação Citrus. Ele ressalta que a normalidade na distribuição da merenda escolar é fundamental para garantir a frequência dos alunos na sala de aula e melhorar o rendimento do aprendizado.

O cardápio diário da merenda atende às recomendações do Governo Federal, através do Ministério da Educação, que levam em consideração o teor de calorias e o percentual médio de nutrientes. Dentre os produtos adquiridos e distribuídos nas escolas consta de alimentos básicos, a exemplo de arroz, feijão, carne bovina, verduras, biscoitos, sucos, dentre outros alimentos. A verba disponível para a aquisição da merenda escolar é oriunda do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).