Comitê de Bacias debate situação hídrica em Coaraci

A 1ª reunião itinerante aconteceu em Coaraci
Ascom

O Comitê de Bacias Hidrográficas do Leste – CBHL realizou essa semana, a 1ª reunião itinerante no município de Coaraci, com entidades públicas, privadas, e a sociedade civil. O objetivo foi de apresentação das ações que estão sendo desenvolvidas nos rios que cortam a região Sul da Bahia, além de encaminhamentos para a regularização do uso da água na região.

Foi apresentado o andamento do projeto de Revitalização do Rio Água Branca, em Itabuna, que está na fase de educação ambiental, limpeza, construção de praças, matas ciliares, conscientização da população, dentre outras ações. O projeto Rio Limpo do Rio Almada, com a recuperação do Rio Jacarezinho, pela UFSB. O projeto de revitalização do Rio Cachoeira, que está sendo feito pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Sema.

De acordo com o presidente do CBHL, Luciano Veiga, o encontro permitiu que o Comitê se apresentasse e começasse seu roteiro de apresentação nas micro bacias da região. “A reunião foi positiva, pois permite que os poderes, público e privado sejam atores para a construção de políticas públicas para o meio ambiente, em especial ao potencial hídrico da região”, declarou Luciano.

Em sua fala, o prefeito de Coaraci, Jadson Albano declarou-se honrado pela visita do Comitê e ressaltou a importância das ações de preservação e uso da água. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Coaraci, Gildásio Brandão destacou que a visita levou uma discussão entre as instituições com a comunidade, “permitindo a integração e o pensamento de responsabilidade ambiental”.

Como encaminhamento, foi elaborado um plano de trabalho para o fortalecimento do comitê, em especial da câmara técnica de educação do meio ambiente, com o objetivo de colher e difundir melhores práticas. “A proposta visa criar um movimento permanente nos variados segmentos da sociedade, buscando uma consciência ambientalista, preservacionista, com atenção maior ao nosso parque hídrico”, explicou Luciano.

ImportânciaO Comitê de Bacias é uma instância colegiada formada por representantes dos poderes públicos (municipal, estadual e federal), da sociedade civil e dos usuários da água (dos setores de irrigação, abastecimento humano, energia elétrica, navegação, lazer, turismo e pesca), também conhecida como Parlamento das Águas, com a competência de promover a gestão participativa das águas.