Ilhéus
Prefeito desativa ´para sempre´ a ´Escola da Vergonha´
Escola em Piaçaveira mostrada no Fantástico

Crédito: Secom

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, determinou à secretaria de Educação a desativação temporária da Sala Nucleada do Japu, na localidade de Piaçaveira, zona rural de Ilhéus, e as providências para a construção de uma nova unidade escolar para atender a comunidade. A situação da escola ganhou repercussão nacional após matéria exibida no programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo, que enfocou detalhes da Operação Citrus, do Ministério Público, que apura casos de corrupção na Prefeitura de Ilhéus, na gestão anterior.

O prefeito estabeleceu como prioridade a extinção da estrutura precária que vem sendo utilizada pela rede municipal de ensino e determinou a construção de uma nova escola para atender aos estudantes da Piaçaveira. A suspensão das aulas ocorrerá pelo período de uma semana, até que a Secretaria de Educação defina um local para o funcionamento da escola.

Segundo informação da secretária de Educação, Eliane Oliveira, na próxima segunda-feira, dia 22, será realizada uma reunião na comunidade para tratar de medidas mais imediatas. Além disso, a secretaria de Infraestrutura, Transportes e Trânsito tomará as medidas cabíveis para a construção da nova escola, no terreno que acaba de ser doado pelo agricultor Miguel Domingos Dias.

A Escola Nucleada do Japu existe há cerca de 25 anos, sem que até hoje fosse dada uma solução à caótica situação da unidade. Atualmente, conta com o labor da professora Edilene de Jesus Almeida, que lá leciona há quatro anos, o maior período já mantido por um profissional da educação naquela localidade, que fica a 40 quilômetros da sede urbana de Ilhéus. A unidade escolar funciona em dois turnos. Pela manhã, atende a 12 alunos das 3ª, 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental. À tarde, 15 alunos da educação infantil e das 1ª e 2ª séries, além de um aluno especial.  

Diagnóstico – Um levantamento feito pela secretaria de Educação, na atual gestão, aponta que das 119 escolas da rede municipal de ensino, 53 estão localizadas na sede urbana do município, e o restante, na zona rural. Do total, cerca de 40 escolas necessitam de reforma e 20 precisam ser demolidas e reconstruídas. “São prédios e casas adaptadas como escolas que ficaram muitos anos sem manutenção por parte dos governos que passaram por Ilhéus”, explica Eliane Oliveira.

A situação da rede de ensino de Ilhéus já foi apresentada pelo prefeito Mário Alexandre ao governador do Estado, Rui Costa. “Sozinhos, não temos condições de arcar com as obras necessárias. Temos sim que pedir ajuda ao governo estadual e ao governo federal. O município não tem os recursos necessários para transformar essa realidade de forma imediata”, afirmou Mário. “Garantimos que descasos semelhantes que perduraram por décadas na educação em Ilhéus serão objeto da nossa dedicação diuturna, num combate incessante a essas mazelas que atingem o futuro de Ilhéus”, acrescentou o prefeito.

 


Escola em Piaçaveira mostrada no Fantástico

Crédito: Secom

 
Mais Notícias
   22/5/2017 - Iluminação pública ganhará reforço com nova licitação para prestação de serviço
   22/5/2017 - Oito grupos de dança se apresentam nesta quarta no ‘Maio, mês da dança’
   22/5/2017 - Prefeito e secretários se reúnem com governo para acertar participação na ABAV
   20/5/2017 - Há 25 anos mãe de aluna da Escola da Vergonha viveu mesmo drama no mesmo lugar
   20/5/2017 - Marão tenta destravar obras de Ilhéus em Brasília
   20/5/2017 - Banco Central recebe diversos atendimentos à população
   20/5/2017 - Luta contra violência infanto-juvenil tem caminhada de alerta
   20/5/2017 - Distribuição da merenda escolar é regularizada
   18/5/2017 - Eleição das Câmaras Setoriais da Cultura será online
   18/5/2017 - Passeios ciclísticos alertam para prevenção de acidentes no trânsito
   18/5/2017 - Aeroporto Jorge Amado completa 79 anos
   18/5/2017 - Desafios e caminhos para o e-commerce são discutidos no NIBS
   17/5/2017 - Nesta quinta tem caminhada contra abuso e exploração sexual de crianças
   17/5/2017 - Recadastramento do Bolsa Família será até dia 30
   17/5/2017 - Três viaturas do Samu voltam a atender a população
   16/5/2017 - Prefeito participa de Marcha em Brasília
   16/5/2017 - ‘Maio, mês da dança’ tem novo espetáculo nesta quarta
   16/5/2017 - Barracas de fogos ficarão este ano na Litorânea Norte
   16/5/2017 - Ação social movimenta o Malhado
   16/5/2017 - Prefeitura emite Nota Pública sobre reportagem do Fantástico



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout