Desafios e caminhos para o e-commerce são discutidos no NIBS

Interação com a juventude
Ascom

Conhecer os desafios do comércio eletrônico e identificar caminhos para superá-los. Esses foram pontos abordados durante o espaço e-commerce e startup, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e que integra o evento Nave de Inovação Bahia Sustentável (Nibs), que acontece até esta sexta-feira, 19, no centro de convenções de Ilhéus.

Pensado como uma forma de preparar empreendedores locais para usar ferramentas tecnológicas como aliadas de seus negócios, o espaço contou com sete palestras. Foram abordados temas como os desafios da área e estratégias para superá-los, a problemática jurídica na internet, tributação e como a realidade virtual permite novas experiências em vendas.

Com uma plateia formada por pequenos empresários, os palestrantes destacaram a importância de planejar um negócio na internet da mesma forma que se planeja uma empresa física. “Os desafios são os mesmos, mas as possibilidades são infinitas e é nisso que o empreendedor deve focar”, afirmou Daniel Inammura, que trouxe a palestra “e-commerce passo a passo”. Segundo ele, é importante pesquisar o mercado, concorrência, estipular prazos, riscos, definir um posicionamento de marca e seu público alvo.

Na mesma linha, o consultor Fábio Santos falou das questões jurídicas que hoje incidem sobre a internet. “Há algum tempo, esse era um mar ainda a ser descoberto e, por isso, não havia leis claras. Hoje não é mais assim e o empreendedor que escolhe o e-commerce precisa estar atento, principalmente no que diz respeito à tributação e direitos dos clientes”.

Realidade - O empresário Lupércio Oliveira, de Itacaré, apresentou case de sucesso durante um hangout (mesa redonda virtual) sobre realidade virtual. Ele produz imagens para negócios diversos. As fotos permitem explorar ao máximo os recursos do produto. O consultor Vicente Machado, que participou do espaço, explicou que esse tipo de inovação permite novas experiências ao consumidor, “que pode, por exemplo, entrar num carro através da tela do computador, ou experimentar uma roupa antes de comprar pela internet”.

Chocolate e cacauJá nesta sexta-feira, dia 19, será aberto o espaço Chocotec, que vai apresentar tecnologias que estão a serviço da cadeia produtiva do cacau e chocolate. A programação inclui palestras e discussões que vão abordar temas como inclusão do agricultor no século XXI, associativismo e inovação e apresentação de cases de sucesso na área.

A programação completa do evento está disponível no site www.nibsbahia.com. O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Turismo (Setur) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI); da Bahiathursa; e do Sebrae. Tem como parceiros o Instituto Nossa Ilhéus (INI), a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o Costa do Cacau Convention Bureau, a Prefeitura de Ilhéus, a Associação de Turismo de Ilhéus e a Localdata Web. A organização é da MVU Promoções e Eventos.