Vacinação contra Influenza tem índices baixos

Nova secretária acompanhou as ações do Dia D
Secom

A campanha nacional de vacinação contra a Influenza vai ganhar reforço de comunicação em Ilhéus até o dia 26 deste mês, quando será encerrada pelo Ministério da Saúde. A meta no município é atingir o índice de 90 por cento do público-alvo. Mas, até o momento, segundo a secretária municipal da Saúde, Elizângela Oliveira, das 47.900 pessoas aptas a tomar a vacina, apenas 11 mil foram imunizadas. O Dia D, no sábado, foi considerado abaixo das expectativas. Os baixos índices se repetem em todo o território nacional. Na Bahia, apenas 30 por cento da meta foi atingida até o momento.

O público alvo da campanha são os idosos a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores, os trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Estoque para atender a cidadeWalkiria Cardeal, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), assegurou que tem vacinas para atender a todo o público-alvo da campanha. A partir desta segunda (15) até sexta (19) será a vez dos professores das redes pública e privada de ensino. “Eles deverão apresentar contracheque ou crachá para comprovar que é professor”, informa. De 22 a 26, última semana de vacinação, será dada a oportunidade para os trabalhadores da saúde, idosos, gestantes, puérperas, crianças, pessoas enfermas e professores que ainda não tenham sido imunizados.