Secretário destaca importância do Programa Líder, do Sebrae

Nazal com o superintendente do Sebrae, Adhvan Furtado
Secom

Ao participar, hoje (15) do Programa Líder, iniciativa do Sebrae que reúne, em Ilhéus, personalidades das áreas pública e privada e do terceiro setor do sul da Bahia, com o objetivo de promover a integração regional em prol do desenvolvimento sustentável dos municípios, o vice-prefeito ilheense e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal, destacou que o programa visa, sobretudo, proporcionar o entendimento entre os municípios e a sociedade organizada. Ele falou como anfitrião aos participantes do evento, no Hotel Praia do Sol, zona sul da cidade.

“O maior legado que podemos oferecer à nossa gente é fazer com que, através de um planejamento estratégico municipal e regional, se elimine a prática tão comum nas Prefeituras que é a de um governo fazer e outro desfazer”, disse. Além de Nazal, integram o Programa Líder o secretário municipal de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio Santos; e o representante da secretaria de Cultura, Pawlo Cidade. “Com toda a região unida em um propósito, todo mundo ganha. Pensar conjuntamente os nossos caminhos vai permitir que cada um tenha uma fatia do bolo e todos possam ganhar”, completou o secretário Paulo Sérgio.

Em Ilhéus, o programa reúne empresários, lideranças sindicais, empreendedores rurais e produtores culturais que, durante oito encontros, vão se reunir para traçar estratégias, com o objetivo de construir um Plano de Desenvolvimento em sinergia com as políticas do Estado e do Governo Federal. Hoje aconteceu o primeiro deles, com a presença do superintendente do Sebrae na Bahia, Adhvan Furtado.

Projeto transformador - “Acreditamos muito nesse projeto que é transformador para a construção de uma visão coletiva para o território Sul”, destacou Adhvan. Dois facilitadores de debates participaram do encontro: Augusto Portugal e Inocêncio Magela. “Nós estamos disparando um processo que contribuirá para o desenvolvimento da região. É um programa de mobilização social”, destacou Inocêncio. Para Augusto Portugal, se o empreendedor continuar a fazer as coisas sempre da mesma forma, chegará sempre aos mesmos resultados. “Para alcançar resultados diferentes é preciso fazer diferente, modificar as estratégias, buscando caminhos mais eficientes. E é isso que estamos buscando hoje aqui”, destacou. Marcele Faltesek, representante do governo do Estado afirmou que a construção de politicas públicas é muito complicada se não tiver uma demanda estruturada e organizada. “Isso legitima o trabalho”, garantiu.

O Programa Líder prossegue até amanhã em Ilhéus. A iniciativa é do Sebrae e da Frente Nacional dos Prefeitos, em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios e a Associação Brasileira dos Municípios. Na região, o Instituto Arapyaú apoia a o Programa.