Governo anuncia ´faxinaço´ em Unidades de Saúde

Busca por espaços mais limpos
Ascom/Waldyr Gomes

Trabalhadores da Secretaria de Saúde de Itabuna, incluindo os agentes de Endemias, continuam trabalhando duro nos fins de semana para garantir a limpeza nas unidades básicas de Saúde e de Saúde da Família (UBSs e USFs). No último fim de semana, mais seis delas foram beneficiadas com o faxinaço, que incluiu limpeza e lavagem nos tanques de água, revisão nas instalações hidráulica e elétrica, reparo nos telhados, roçagem e capinagem e por último pintura nas paredes internas e externas em cada uma delas.

Desta vez, foram beneficiadas as UBSs e UFSs Mouse Haje, no bairro Lomanto; Calixto Midlej (Nova Itabuna); Élson Duarte (Urbis IV); Jorge Amado (Rua de Palha), Manoel Rodrigues (Ferradas); e Aurivaldo Sampaio (São Lourenço). Nesta última, o responsável pela fiscalização de obras nas unidades, Luciano Cardoso, informou que além da faxina geral, também serão substituídos os vidros quebrados em janelas e portas.

O trabalho da equipe vem sendo executado, regularmente, nos fins de semana, para garantir a manutenção de cada um dos prédios onde funcionam as unidades de saúde, oferecendo com isso melhores condições de trabalho para as equipes que trabalham no local, bem como um atendimento melhor e mais humanizado aos pacientes do SUS. 

Nas duas últimas semanas o serviço de limpeza foi feito nas unidades Simão Fiterman, no bairro São Pedro e Jacinto Cabral, no Novo Horizonte. Também já foram beneficiadas com o mesmo tipo de serviço as unidades José Édites (São Caetano); Simão Fiterman (São Pedro); Corbiniano Freire (Santa Inês); Raimundo Freire (Nova Califórnia); Alberto Teixeira Barreto (Califórnia); Fátima I e II (Fátima) e João Soares, Vila das Dores (Canecos). Obras de melhoria continuam sendo executadas na unidade José Maria de Magalhães Neto, no Sesp.

Desde quando assumiu a gestão pública em Itabuna, a secretária de Saúde, Lísias São Mateus, tem visitado cada unidade de saúde para acompanhar as ações desenvolvidas no dia a dia, oportunizando também ouvir sugestões e demandas das equipes e dos usuários da rede. Com essa iniciativa, ela espera assegurar que os serviços e programas de promoção à saúde funcionem bem de maneira que atenda a população.

“A saúde é um direito de todos assegurado na Constituição Federal e uma das principais preocupações do prefeito Fernando Gomes. E para isso é importante que a Atenção Básica, que deve estar mais perto das famílias, funcione. Pois estamos trabalhando para garantir que nossos usuários em qualquer bairro da cidade tenham acesso à saúde gratuita e de qualidade”, enfatizou a secretária.