Programa Vida Saudável será lançado no aniversário do Conselho do Idoso

Mais condições de vida para o idoso
Arquivo/Maurício Maron

Para marcar as comemorações pela passagem dos 18 anos do Conselho Municipal do Idoso, será realizado no próximo dia 23 um café da manhã, que reunirá idosos e autoridades do município. O evento será no Clube dos Comerciários, no bairro Conceição, e faz parte da programação o lançamento do Programa “Vida Saudável – é tempo de viver melhor”, que será realizado através de uma parceria entre a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), por meio do Departamento de Esportes, e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

De acordo com a coordenadora do Programa Vida Saudável, Dinamar Guimarães, a meta é atender 400 pessoas, sendo 300 idosos, e 100 pessoas com deficiência (física, mental, sensorial ou múltipla) que são assistidas no Abrigo São Francisco de Assis e na Fundação Baldoíno Lopes de Azevedo. “Nosso objetivo é promover oficinas esportivas, físicas, lutas, atividades culturais e artísticas, danças, jogos populares e cognitivos, brinquedotecas, entre outros que possibilitem o bem-estar biopsicossocial dos participantes”, informou Dinamar.

Entre as Atividades Físicas estão alongamento, ginástica, natação, yoga, pilates e shiatsu. Na área Esportiva estão incluídos voleibol, handebol, basquete, futebol, tênis de mesa, câmbio e skate. Na categoria Lutas, os participantes poderão fazer aulas de karatê, judô e taekwondo. E nas Atividades Culturais e Artísticas estão apresentações de música, teatro, artesanato, filmes e sala de leitura.

“Também teremos aulas de danças regionais, contemporânea, clássica e ginástica coreografada, além de capoeira e suas adaptações e atividades folclóricas”, completou a coordenadora do Programa Vida Saudável. Para o presidente da FICC, Daniel Leão, estes eventos “favorecem o diálogo entre as experiências vividas e fortalecem os laços de cooperação, de solidariedade e favorecem o estímulo do convívio entre gerações”.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Sandra Neilma, lembra que não teria data melhor para lançar o Programa Vida Saudável, “do que durante as comemorações pelo aniversário do Conselho Municipal do Idoso. Teremos um grande número de pessoas durante o evento e o nosso programa, consequentemente, terá um grande alcance do público-alvo”.