Especialista em gestão de saúde pública, enfermeira assume Secretaria da Saúde

Elizângela Santos de Oliveira
Secom/Clodoaldo Ribeiro

A enfermeira Elizângela Santos de Oliveira assumiu a gestão da Secretaria de Saúde (Sesau) do município de Ilhéus. A nomeação, feita pelo prefeito Mário Alexandre, foi publicada no Diário Oficial eletrônico nesta quinta-feira, 11 de maio. A Sesau estava sob a gestão provisória do secretário Oswaldo Arthur Dunkel, desde que o prefeito municipal decretou Estado de Emergência na Saúde local.

Natural de Salvador, Elizângela é graduada pela Unijorge, especialista em Gestão Pública e Administração Hospitalar, PSF (Programa de Saúde da Família) e Obstetrícia. Até o momento, ela respondia pela Superintendência do Fundo Municipal de Saúde, função que agora será exercida pelo ex-secretário Oswaldo Arthur Dunkel.

A nova secretária de Saúde de Ilhéus possui vasta experiência em saúde pública, tendo atuado como assessora, durante oito anos, na Prefeitura de Simões Filho. Como especialista em Gestão Pública, Elizângela prestou consultoria a diversos municípios da região metropolitana de Salvador.

A enfermeira recebe a Secretaria de Saúde num momento em que foram desenvolvidas diversas ações, como abertura de salas de vacinas, convênio com o Hospital Sírio Libanês para a pós-graduação de profissionais, realização de reformas de unidades de saúde no Ilhéus II, Banco da Vitória, Iguape, Malhado, Nelson Costa, Nossa Senhora da Vitória, reabertura do Pronto Atendimento da Zona Sul, disponibilização de suporte do SAMU no Pronto Atendimento, mutirões de saúde e ações sociais, encaminhamento da abertura de processos licitatórios, dentre outras. Elizângela afirma estar ciente dos desafios enfrentados pela rede pública de saúde no Município e que, com a equipe da Sesau, implantará um projeto de gestão cujos resultados serão percebidos pela população.

“Neste momento, estamos cuidando das licitações, necessidades da atenção básica, SAMU, vacina canina, prioridade com o bloqueio da febre amarela, campanhas de vacinação, ações da saúde bucal para prestação de serviços à população por meio da parceria de odontólogos voluntários, entre outras ações”, declarou Elizângela.