Tributo a Jorge Lago lota praça da Urbis

Praça cheia e boa música com artistas locais
Secom/Clodoaldo Ribeiro

A praça principal do bairro Hernani Sá, em Ilhéus, ganhou contornos de emoção e saudade, ontem (11) à noite. Músicos de Ilhéus lembraram a importância musical do artista ilheense Jorge Lago, morto em 2007. Um tributo ao cantor lotou a praça e reuniu antigos companheiros de Jorginho – como era mais conhecido. Além da lembrança, também foram sinalizados projetos futuros com a homenagem. O prefeito Mário Alexandre esteve no local e além de reconhecer a importância e defender a valorização do artista da terra, garantiu que o evento passará a integrar o calendário oficial de shows públicos da cidade.

A praça da Urbis – como é popularmente conhecida – já serve de cenário para um dos mais bem sucedidos projetos de “Economia Criativa” do município. Regularmente se reúnem no local, pequenos comerciantes, artesãos e empreendedores da área de gastronomia, que atraem consumidores da cidade, além de visitantes no período de alta estação. Incentivada pela Associação de Moradores do bairro, a iniciativa conta com apoio do Sebrae e da Prefeitura.

Criatividade com músicaA Economia Criativa é um modelo de negócio ou gestão que se origina em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de pessoas com vistas à geração de trabalho e renda. “Por que não agregar a música à esta iniciativa econômica que se tornou uma importante marca de reconhecimento da população daqui?”, disse o prefeito de Ilhéus. A proposta do prefeito é que, anualmente, um grande evento marque a homenagem a Jorginho e reúna o que há de melhor da musicalidade local.

Para a realização do evento de ontem, a Prefeitura ofereceu a estrutura montada na praça. A festa foi marcante e prestigiada por muita gente. Entre os inúmeros amigos que foram homenagear Jorge Lago, estiveram Newton Dumont (Nego), Itassucy, Keketa, Tinho Gomes, Chica e Anne de Cidra, Bebeto, João Carlos, Délio Santiago, Lola Carvalho, Alécio Chaves, Abdias de Salvador, Robson Carvalho, entre outros. O vereador Juarez Almeida acompanhou o prefeito Mário Alexandre, além dos secretários Pawlo Cidade (Cultura) e Jorge Cunha (Serviços Urbanos).