Grupo Escolar Ewerton Chaloup promove ´Dia D da Comunidade´ no Zizo

Dia D com atenção à saúde
Ascom/Waldyr Gomes

Uma ação que envolveu um trabalho de parceria entre a iniciativa privada e pública resultou num dia especial para mães e alunos do Grupo Escolar Ewerton Chaloup, no bairro de Zizo. Nesta quarta-feira (10) foi promovido o “Dia D da Comunidade”, uma ação anual que ocorre na escola com o objetivo de oferecer um mutirão de  serviços que beneficiem a comunidade local.

O evento contou com a parceria da Cerpat (Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento de Itabuna) e Secretaria de Saúde do Município, Unime, Biboca Cabeleireiros. Mais de 200 pessoas foram  atendidas no mutirão.

 “Dois médicos da área de pediatria e clínica médica ficaram à disposição para atender a demanda do público, além de estudantes do curso de enfermagem da Unime participarem do nosso mutirão aferindo pressão arterial e fazendo teste de glicemia”, informou a Diretora Saadya da Silva.

Profissionais da área de beleza do Biboca Cabeleireiros também marcaram presença no Dia D da Comunidade do Zizo fazendo cortes de cabelo e oferecendo serviços de manicure. Já o Cerpat ministrou palestras sobre HIV e fez teste rápido para detecção das DST’s. Para animar a garotada, um recreador infantil promoveu uma série de brincadeiras que deixou as crianças encantadas.

A estudante do 10º semestre do curso de enfermagem, Camila Góes, lembrou que “além do grupo escolar realizar o mutirão, nós também cumprimos meta da grade curricular promovendo ações para os moradores e estudantes do Zizo, tendo em vista que o nosso estágio é feito no posto de saúde daqui do bairro”.

A dona de casa Jeane Bispo dos Santos tem uma filha de 10 anos que estuda no Grupo Escolar Ewerton Chaloup desde pequena e informa que sempre que acontece este tipo de ação ela faz questão de participar. “É uma oportunidade para fazermos os testes de glicemia e medir a pressão com regularidade, além disso, prestigio estes eventos para que eles aconteçam sempre”, finalizou Jeane dos Santos.