Empreendedor do Sul da Bahia é orientado sobre finanças

Capacitação em Itabuna
Divulgação

A Semana do Microempreendedor Individual (MEI) começou nesta segunda-feira, 8, nos Pontos de Atendimento do Sebrae em Itabuna e Ilhéus, com capacitações voltadas para a gestão financeira, ensinando como escolher credenciadoras de crédito e como formar o preço do seu serviço ou produto. As atividades são gratuitas e acontecem até sexta-feira, 12. As inscrições podem ser realizadas pelo site do evento ou pela Central de Relacionamento Sebrae, no 0800 570 0800.

Em Itabuna, a consultora em finanças Janara Andrade explicou a importância do uso da maquineta de cartão, e os cuidados antes de contratar o serviço da operadora de crédito. Segundo Janara, atualmente o uso do cartão de crédito é mais seguro, pois diminui a inadimplência e viabiliza a venda em parcelas. Mas ela alerta para uma necessidade: “observar o custo para ter o serviço e o valor cobrado pelos juros”.

As informações foram importantes para o MEI Odilon Fonseca de Araújo, que ainda irá começar a empreender no ramo de salgados congelados, e aproveitou a Semana do MEI para buscar mais conhecimento, antes de abrir o seu negócio, “com o objetivo de evitar erros futuros”. Já para a costureira Altamira Paixão dos Santos, que é empreendedora há oito meses, o aprendizado tem sido fundamental para melhorar o desempenho do seu trabalho na confecção de fardamentos.

Para as pessoas que não têm tempo de participar de forma presencial, o gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, revela que os Pontos de Atendimento na cidade e em Itabuna estão distribuindo, gratuitamente, kits (manual e DVD) com informações teóricas e práticas sobre as principais atividades de gerenciamento do negócio. “Os interessados devem se dirigir aos locais de atendimento, portando o CNPJ”, alerta Michel.

Além das capacitações, durante todo o dia, até sexta-feira, 12, é oferecido atendimento gratuito nos Pontos de Atendimentos, com técnicos do INSS, do Banco do Povo e da empresa Cia Júnior, para orientações e encaminhamentos específicos, voltados ao MEI. Em Ilhéus, as atividades estão sendo realizadas na Unidade Regional do Sebrae, na Praça José Marcelino, 100, Centro. Já em Itabuna, o ponto de atendimento fica na Rua Paulino Vieira, 175, Centro.

A 9ª edição da Semana do MEI acontece até este sábado (13). Com orientação empresarial e 9 mil vagas gratuitas em capacitações, ofertadas em 85 municípios baianos, o evento está trazendo como novidade a dedicação de 48% de sua grade de capacitações para temas ligados à inovação.

A programação completa pode ser conferida no hotsite www.semanadomei.com.br, onde também é possível realizar inscrições. Interessados em participar do evento, podem consultar a programação Salvador e a programação interior por meio do site do evento.

São mais de 400 palestras, seminários, oficinas e um formato de capacitação novo no evento: as clínicas tecnológicas. Elas são voltadas para problemas específicos de determinados segmentos de atuação do MEI, trazendo o dia a dia do pequeno negócio para o debate de soluções inovadoras. A expectativa é de que, até o último dia, o evento contabilize 12 mil atendimentos em toda a Bahia.