OAB-BA lança Navegador do Advogado

Luiz Viana Queiroz
Arquivo

A OAB da Bahia, por meio de sua Comissão de Informática Jurídica, em parceria com a empresa Ajuda Direito, consultoria em Tecnologia da Informação, lançou o Navegador do Advogado, uma versão do navegador web Mozilla Firefox adaptada às necessidades dos advogados e advogadas no uso de sistemas de peticionamento eletrônico PJE, PROJUDI, eSAJ, ePROC e STJ. Fácil de usar e gratuito, o programa pode ser baixado no endereço www.ajudadireito.com.br/navegador-do-advogado.

A ferramenta já vem pré-configurada para acesso aos diversos sistemas, incluindo o Java e suas permissões, e com certificados digitais integrados. Quem explica é a presidente da Comissão de Informática Jurídica da OAB-BA, conselheira seccional Tamiride Monteiro Leite. "O Navegador do Advogado acaba com a dor de cabeça da incompatibilidade de versões dos navegadores, Java e plugins, oferecendo uma plataforma única, já customizada para uso em todos os sistemas, permitindo que os advogados   e advogadas se concentrem no seu múnus público, que é a advocacia, dispensando conhecimentos sofisticados em tecnologia", pontuou Tamiride.

O Navegador do Advogado traz a facilidade como marca, diz o site do desenvolvedor, Bruno Miranda, que iniciou o projeto em parceria com a Comissão de Direito Digital e Informática da OAB de Goiás. Para a conselheira Tamiride, "a iniciativa é importante diante da demanda da advocacia e das dificuldades de vários sistemas de peticionamento eletrônicos existentes na Bahia, são 46 no país, e da inércia do Conselho Nacional de Justiça em viabilizar a unificação dos sistemas ou gerir a demanda nacional de peticionamento". "Estamos fazendo a nossa parte", completou.

O presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, aprovou a ação. "É a OAB da Bahia sempre ao lado de advogados e advogadas, em defesa de mais e melhor advocacia", declarou.