Atendimento nas ruas vai auxiliar microempreendedores na Semana Nacional

Balcão vai às ruas
Arquivo

Durante a Semana Nacional do Microempreendedor Individual, que acontece de 8 a 12 de maio, a secretaria municipal de Indústria e Comércio (Sedic) vai montar estandes na praça JJ Seabra, centro de Ilhéus, para orientar formalizações, estimular o surgimento de novos pequenos negócios e emitir Declarações Anuais do MEI, cujo prazo se encerra no próximo dia 30. Toda a estrutura do Balcão do Empreendedor, que funciona no Anexo de Secretarias, vai ser transferida para a rua, facilitando o acesso dos trabalhadores formais e informais de Ilhéus.

Além da prestação de serviços, outras iniciativas estão previstas para acontecer no período, em parceria com o Sebrae. Com o foco em inovação dos pequenos negócios, serão oferecidas capacitações que apresentam temáticas diversas, como orientações sobre credenciadoras de cartão, formação de preço, design de moda, como compor looks para exposição comercial e produção fotográfica e alimentos seguros.

Além dessas, há ainda atividades ligadas à importância dos rótulos e embalagens para se conseguir um produto mais competitivo no mercado, workshop de inovação, formatação de ambientes atraentes para o público-alvo, técnicas de vitrinismo, entre outras.

Para as pessoas que não têm tempo de participar das atividades de modo presencial, o gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, explica que o ponto de atendimento em Ilhéus (na praça José Marcelino) vai oferecer, gratuitamente, 300 kits educativos sobre administração de negócios, com direito a certificado. “Os interessados devem se dirigir aos locais de atendimento, portando o CNPJ”, lembra Michel.

Ilhéus é um dos municípios baianos com maior número de microempreendedores: 5.615 pequenos negócios movimentam a economia local. Os interessados em participar da Semana do MEI também podem procurar o Balcão do Empreendedor, no Anexo de Secretarias, centro da cidade, ou confirmar presença pelos telefones (73) 3634-4068 ou (73) 99974-2263, no horário comercial. Este ano, a Semana do MEI terá 48% de sua grade de capacitações com temas ligados à inovação. Em toda Bahia, o evento conta com o patrocínio da Caixa e Desenbahia.