I Mostra de Cinema da UESC começa terça

Mostra de Cinema
Imagem meramente ilustrativa

A I Mostra de Cinema da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) promovida pelo Departamento de Letras e Artes (DLA), será realizada a partir de terça-feira (9) com á encerramento na quinta-feira (11). O evento, para o qual estão sendo convidadas a comunidade acadêmica e a sociedade interessada, reúne cineastas produtores culturais, professores, pesquisadores e alunos para refletir sobre os rumos do cinema contemporâneo que está sendo produzido na Bahia, nos dias atuais.

Dentre as reflexões propostas estão as limitações à produção cinematográfica na Bahia e as alternativas à circulação em um mercado dominado pelo produto estrangeiro, bem como, em tempos de crise, como realizar filmes ante a precariedade das políticas públicas e a fragilidade da atuação da ANCINE, para dinamizar a cadeia produtiva da indústria cinematográfica nas etapas de produção, infraestrutura, distribuição e exibição de filmes no Brasil?

Também, questões sobre o cenário atual da indústria de entretenimento audiovisual em que a Netflix se converte, de ofertadora destreaming, em produtora de conteúdo no Brasil. Essas e muitas outras questões vão orientar as reflexões, debates e atividades que fazem parte da I Mostra de Cinema da UESC.

A programação terá inicio às 9 horas de terça-feira (9), na sala 2203, do Pavilhão Adonias Filho, com a oficina ministrada por José Araripe Jr, Pequenos formatos, grandes janelas: Teoria e prática de pequenos filmes. A mesa de abertura está prevista para 16h30min, no Auditório Paulo Souto e a exibição do curta “O passeio de bicicleta” e do filme “A finada mãe da madame” ambos de Bernard Attal.

Em seguida a mesa redonda abordando a “Produção cinematográfica na Bahia: desafios e perspectivas”, com José Araripe Jr., Bernard Attal, Edson Bastos e Henrique Filho. A mediação é do professor Fernando de Oliveira (UESC).

Quarta-feira (10), as atividades da I Mostra de Cinema da UESC, serão retomada às 9 horas, com oficinas. À tarde, a partir das 17h30min Exibição do curta: “Astrogildo e a astronave” e do filme “A professora de música”, de Edson Bastos e Henrique Filho. Às 19 horas, está prevista a mesa redonda: “Cinema e memória” com Edson Bastos, Henrique Filho, José Araripe Jr. e Berbard Attal. A  mediação será do professor Antônio Xavier (UESC).

O ultimo dia, quinta-feira (11), a tarde, serão concluídas as oficinas e às 17 horas, no auditório Paulo Souto, exibição dos curtas metragens: “Mr Abacadabra”, E.T. Ílico, “O pai do rock” e “Rádio Gogó”, todos de José Araripe Jr. Às 18h30min a ultima mesa redonda  abordando: O curta metragem na era da interatividade: dimensão criativa e estética, com José Araripe Jr. Bernard Attal, Edson Bastos, Henrique Filho e mediada por Tcharly Magalhães Briglia (Egresso do curso de Comunicação da UESC.

Inscrições e Informações: https://www.doity.com.br/i-mostra-uesc-de-cinema-a-producao-cinematografica-na-bahia