Simpósio de Nutrição e Enfermagem debate a saúde no envelhecimento

Envelhecer com qualidade de vida
Arquivo/Maurício Maron

A Faculdade de Ilhéus realizará o II Simpósio de Nutrição e Enfermagem do Sul da Bahia, de 3 a 5 de maio, na sede da instituição, com o tema Envelhecer com Saúde. A abertura do evento será na quarta-feira, às 19 horas, no auditório Professora Adélia Melo, com duas palestras, uma que faz a Reflexão sobre velhice e envelhecimento, com o professor Lindomar Coutinho, mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia, e a outra com a geriatra Elaine Penna, que abordará o tema central, Envelhecer com saúde.

São coordenadores científicos do evento, os professores Renato Rodrigues Sofia, doutor em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal de São Paulo, Adriana Lopes, mestra em Fisiopatologia em Clínica Médica, pela Faculdade de Medicina de Botucatu,  Robson Vidal de Andrade, mestre em Terapia Intensiva, e Lívia Souza Guimarães Rocha e Silva, mestra em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Na quinta-feira, das 8 às 12 horas, haverá apresentação e avaliação de trabalhos acadêmicos, em formato de banner, no hall do 1º andar do pavilhão administrativo. No período da tarde, serão realizados os minicursos sobre Alterações fisiológicas do processo de envelhecimento, com o professor Robson Vidal; Ventilação mecânica, com o fisioterapeuta Dr. Renato Rodrigues Sofia; Doenças crônicas do envelhecimento, com a especialista em Nutrição, Juliana Santana; e Terceira Idade e sexualidade: reconexão ou preconceito?, com a psicóloga especialista Tarcylla Gama.

Na noite da quinta-feira, às 19 horas, haverá o minicurso sobre Estratégias nutricionais do idoso, com a nutricionista Tarcila Matos. No mesmo horário, haverá palestra sobre Avaliação multidimensional de idosos, com a enfermeira mestra Camila Calhau, no auditório Adélia Melo, seguida da palestra DCNT: o mal do século, com o cardiologista Almir Gonçalves.

Na sexta-feira, 5, as atividades do II Simpósio de Nutrição e Enfermagem começam com os minicursos, às 14 horas. A enfermeira Viviane Correia desenvolverá o tema ”Is” Geriátricos, e a fonoaudióloga especialista Camylla Silva Andrade, abordará Presbifagia e modificações de consistência na alimentação do idoso. A rodada de minicurso será finalizada com a nutricionista Isabel Cristina Silva, que falará sobre Nutrição no processo de cicatrização das lesões por pressão.

O evento será encerrado após a mesa-redonda que debate a Abordagem multiprofissional sobre o processo de envelhecimento, com o fisioterapeuta Bruno Gonçalves, a nutricionista Camila Teófilo, a fonoaudióloga Delvania Pinheiro, a enfermeira Eliene Tranzilo e a psicóloga Ruana Silva. O II Simpósio de Nutrição e Enfermagem do Sul da Bahia tem o apoio do Mar Aberto Music Bar, Bom Bocado Lanchonete e Terceira Via Formaturas e Eventos.