Ilhéus anuncia mutirão para fazer Declaração Anual durante Semana do MEI

Balcão do Empreendedor funciona no Anexo de Seretarias
Secom

Ilhéus vai comemorar a Semana do Microempreendedor Individual, que acontece em todo o País, de 8 a 12 de maio.  Na cidade, estão confirmadas capacitações gratuitas com foco em crédito, gestão e inovação dos negócios, que vão acontecer no Ponto de Atendimento do Sebrae, localizado na praça José Marcelino, centro. A Semana conta com o apoio da secretaria municipal de Indústria e Comércio.

Ilhéus é um dos municípios baianos com maior número de microempreendedores: 5.615 pequenos negócios movimentam a economia local. Os interessados em participar da Semana do MEI podem procurar o Balcão do Empreendedor, no Anexo de Secretarias, centro da cidade, ou confirmar presença pelos telefones (73) 3634-4068 ou (73) 99974-2263, no horário comercial. Este ano, a Semana do MEI terá capacitações, palestras, seminários, oficinas e clínicas tecnológicas.  48% de sua grade de capacitações terão temas ligados à inovação. Em toda Bahia, o evento conta com o patrocínio da Caixa e Desenbahia.

Na programação estão previstos debates sobre temáticas como: Conheça opões e como escolher as credenciadoras de cartão; Como formar o preço do seu produto ou serviço; Design de moda: Como compor looks para exposição comercial e produção fotográfica; Alimento seguro: mais que um conceito, um desafio a ser alcançado. Além dessas, há ainda atividades ligadas a importância dos rótulos e embalagens para se conseguir um produto mais competitivo no mercado; Workshop de Inovação; Ambiente atraente para o público-alvo; Técnicas de Vitrinismo, dentre outras.

MutirãoDe acordo com o secretário Paulo Sérgio dos Santos, no período que compreende a Semana do Empreendedor a equipe do Balcão do Empreendedor - espaço mantido pela prefeitura para auxiliar e orientar o pequeno negócio no município - vai disponibilizar seus técnicos para efetuar gratuitamente a Declaração Anual de Faturamento. Estandes serão montados na confluência da ruaErnesto Sá com a Dom Pedro ii, para atender aos microempreendedores locais.

De agosto a dezembro do ano passado, os microempreendedores de Ilhéus registraram uma inadimplência média de 45 por cento no pagamento da  contribuição mensal à Receita Federal. A situação pode resultar no cancelamento do CNPJ, não ter acesso a benefícios previdenciários, além de rebaixar Ilhéus no ranking dos maiores municípios empreendedores da Bahia.

Todos os 5.615 MEIs de Ilhéus, tanto os que estão em plena atividade comercial quanto aos que não emitiram nenhuma nota fiscal no ano passado, deverão fazer a Declaração Anual do MEI. O prazo final é 31 de maio. “Esta ação é necessária também para quem estiver inadimplente”, esclarece o secretário Paulo Sérgio. Técnicos do Balcão do Empreendedor também estão aptos a explicar e a ajudar estes empreendedores a sair da lista dos devedores da Receita. “A pessoa pode pagar de acordo com suas condições”, afirma o secretário. A proposta é de que os inadimplentes comecem a pagar uma parcela vencida e uma parcela atual, todo mês. Os valores variam de R$ 47,85 a R$ 52,85.