Cidade
Ilhéus ganha curso de farmácia
Novo curso na FMT

Crédito: Imagem meramente ilustrativa

Ilhéus e a Bahia têm mais uma opção para formação acadêmica em Farmácia. A Faculdade Madre Thaís (FMT), vai formar a sua primeira turma neste segundo semestre de 2017, trazendo uma visão diferente, mais voltada à contribuição social. Farmácia é um dos cursos que estão disponibilizando vagas no processo seletivo 2017.2, para os turnos matutino e noturno, desde o dia 24.

A instituição de ensino superior esta oferecendo vagas, também, para os cursos de Administração, Enfermagem, Biomedicina, Direito, Logística (tecnológico), Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos (tecnológico) e Serviço Social. A inscrição pode ser feita na Avenida Itabuna, 1.491, Gabriela Center, de segunda a sexta-feira, das 9 às 21horas e aos sábados das 8 às 15 horas. A inscrição também pode ser feita pelo site:www.faculdademadrethais.com.br, com a validação após a confirmação do pagamento da taxa. Para os candidatos que optarem pela utilização do ENEM, a inscrição será de 24/04/2017 a 01/06/2017, mediante apresentação do Boletim, constando nota e número de inscrição no ENEM. 

A coordenadora, do curso de Farmácia da FMT, a Professora/Ms Ana Dalva Sampaio Lima, enfatiza que “o curso tem como objetivo geral graduar o profissional Farmacêutico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, desenvolvendo atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos.”

O mercado farmacêutico brasileiro já é o sexto maior do mundo e poderá chegar à terceira posição até 2018. Ele é impulsionado pelo tamanho da população, o aumento da renda e a ampliação de programas governamentais de assistência farmacêutica. Fábricas de medicamentos e cosméticos e laboratórios de análises clínicas são grandes empregadores e procuram profissionais bem qualificados, como os bacharéis.

No passado foi registrado um crescimento superior a  30% na demanda por gestores na indústria farmacêutica. O setor público, representado pelas farmácias populares e pelos serviços de vigilância sanitária, é outro tradicional empregador.  Os graduados podem, ainda, atuar na área científica de pesquisa, biologia molecular e toxicologia forense. Desde 2014 está em vigor  a lei que exige o farmacêutico em qualquer local de dispensação de medicamentos, o que tornou obrigatória a presença do profissional nas farmácias privadas e públicas, bem como nas unidades básicas de saúde (UBS), elevando a procura pelo graduado.

Perfil

O farmacêutico tem como atribuições essenciais prevenir, promover, proteger e recuperar a saúde humana, desenvolvendo atividades associadas ao fármaco e ao medicamento, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de medicamentos, bem como de alimentos. Ele deve, ainda, ter uma visão crítica sobre as informações divulgadas pelos fabricantes para o uso de medicamentos, orientando médicos e consumidores para uma relação mais restrita e saudável com os produtos farmacêuticos.

As disciplinas do bacharelado que formam profissionais capazes de compreender a composição e os processos produtivos de medicamentos, alimentos industrializados, produtos de beleza entre outros. Os laboratórios de Farmacotécnica e Cosmetologia, Farmacotécnica Homeopática e Análises Clínicas destinam-se às aulas práticas. Farmacobotânica, Farmácia Hospitalar, Química Medicinal e Farmácia Clínica estão entre as disciplinas do curso. 


Novo curso na FMT

Crédito: Imagem meramente ilustrativa

 
Mais Notícias
   14/7/2017 - Faculdade oferece vagas em 13 cursos de bacharelado
   8/7/2017 - GACC promove noite cultural para lançar campanha pela cura do câncer
   8/7/2017 - Faculdade Madre Thaís oferece vestibular para Arquitetura e Urbanismo
   8/7/2017 - Encontro debate saúde do trabalhador em educação
   5/7/2017 - GACC finaliza projeto de capacitação para detecção precoce de câncer infantil
   4/7/2017 - Instituição facilita o ingresso no ensino superior
   30/6/2017 - Jussari vai criar lei para declarar Ceplac patrimônio científico imaterial
   29/6/2017 - Pesquisa participativa ouve 78 por cento dos trabalhadores da Educação em Una
   26/6/2017 - Coordenadora do curso de Serviço Social da FMT discute programa com americanos
   22/6/2017 - Faculdade Madre Thaís oferece vestibular agendado e com data fixa
   15/6/2017 - Mais um curso da Faculdade Madre Thaís recebe reconhecimento do MEC
   6/6/2017 - Ilhéus sedia I Encontro Municipal de Promoção da Igualdade Racial
   6/6/2017 - Alunas da FMT são aprovadas em programas da FAPESB e CNPq
   3/6/2017 - UFSB e UESC preparam evento nacional em Ilhéus
   1/6/2017 - Mascote será o próximo município contemplado pelo projeto FAEG-Sul Itinerante
   1/6/2017 - FMT faz vestibular domingo
   30/5/2017 - Ilhéus e Itabuna entram na reta final para abertura do III EBSAGS, dia 5
   29/5/2017 - Semana Jurídica da FMT atraiu alunos de varias instituições de ensino superior
   29/5/2017 - UFSB discute vagas para os estudantes quilombolas
   29/5/2017 - Consórcio Litoral Sul apresenta projeto de recuperação de estradas



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout