Começam as aulas da Escola Municipal de Trânsito

Salas completas para aulas gratuitas
Ascom/Waldyr Gomes

A Escola Municipal de Trânsito de Itabuna (Emtran) – única escola municipal do Brasil - deu início às aulas gratuitas para a população carente que não tem condições de adquirir a primeira Carteira Nacional de Habilitação. A diretora da Emtran, Edlane Brandão, informa que para ter acesso ao serviço o cidadão precisa ser maior de 18 anos, ser morador de Itabuna, ter renda igual ou inferior a dois salários mínimos, além de ter o Ensino Fundamental de Escola Pública.

O Centro de Formação de Condutores que é vinculado a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran) e popularmente conhecido como AutoEscola Pública de Trânsito, está com duas turmas nos turnos da manhã e noite para a Categoria A. “É uma oportunidade única poder tirar minha CNH sem nenhum custo”, disse a moradora do bairro Pedro Jerônimo, Silmara dos Reis. Na Escola Municipal de Trânsito todos os serviços são de graça: aulas teóricas, práticas e a realização de exames clínico e psicológicos.

A diretora geral da Emtran informa que as aulas para a categoria B serão disponibilizadas dentro em breve, após dissolução de questões burocráticas para o funcionamento do Simulador Eletrônico. “O Conselho Nacional de Trânsito exige que todas as autoescolas disponibilizem para os alunos um simulador eletrônico antes das aulas práticas na rua, e nós temos estes equipamentos, falta apenas resolver questões burocráticas”.

Edlane Brandão finaliza informando que cada aluno leva em média três meses para cumprir toda carga horária – 45 horas de aula teórica e 25 horas de aula prática -, e sair habilitado da Emtran. “Para isso, eles contam com profissionais altamente capacitados para ministraras aulas tanto teóricas, como práticas”.