Festival Gastronômico de Itacaré realiza dia 25 uma oficina para chefs

Comidas com produtos da agricultura familiar local
Arquivo

Os preparativos para o IV Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, promovido pela Prefeitura Municipal, já começaram e na próxima terça-feira, dia 25 de abril, acontece no Centro Cultural Porto de Trás a Oficina Gastronômica com os chefs Paulo Pinto e Júnior França. Com o tema "Gastronomia de Raiz", a oficina será realizada das 9 às 12 horas e é destinada aos chefs e cozinheiros dos 30 estabelecimentos inscritos no Festival Gastronômico de Itacaré. São os Sabores de Itacaré tomando forma através dos produtos da agricultura familiar.

De acordo com o secretário de Turismo, Júlio Oliveira, a ideia é orientar os estabelecimentos para elaboração de pratos usando pelo menos dois ingredientes da agricultura familiar local. Como parte das oficinas, será realizada aula teórica apresentando os produtos da agricultura familiar e prática ensinando os chefs e cozinheiros como utilizar e como apresentar o prato participante do Festival em uma das categorias: Prato Principal, Petisco, Lanche, Sobremesa e Drink.

O IV Festival Gastronômico Sabores de Itacaré acontecerá no período de 13 a 23 de julho, atraindo para a cidade milhares de turistas. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, reafirmou que o Festival Gastronômico é um evento importante para a cidade, não somente para atrair turistas durante os dias da festa, mas também para mostrar os produtos e serviços e consolidar o município cada vez mais como um dos principais destinos turísticos da Bahia. Ele também destacou o quanto tem sido importante para a cidade o Festival Gastronômico Sabores de Itacaré e explicou que a ideia é promover os temperos, cheiros e sabores típicos da região, projetando o melhor da gastronomia local e a sua identidade.

O IV Festival Gastronômico Sabores de Itacaré é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, com o patrocínio da Bahiatursa e da Secretaria Estadual de Turismo do Governo da Bahia. O evento conta com o apoio do Sindicato Intermunicipal de Hospedagens e Alimentação de Cairu, Itacaré e Valença(SPHA), do grupo Viva Itacaré e Sebrae, além de vários outros órgãos e segmentos comprometidos com o desenvolvimento da cidade.