Parceria é concretizada entre professores da rede estadual e municipal

Autoridades recebidas pelo prefeito de Itabuna
Ascom

O prefeito Fernando Gomes recebeu em seu gabinete secretários, vereadores e professores para discutir pontos sobre a regularização da carga horária dos profissionais que possuem vínculos na rede estadual e municipal, superando 60 horas. A situação vinha sendo discutida há alguns dias e, após reunião, professores e município chegaram a um consenso para redução da carga horária de professores que possuíam mais de 60h.

Na oportunidade, o prefeito ressaltou que a valorização dos profissionais de educação tem sido ponto prioritário na sua gestão e que a resolução dessa questão era fundamental uma vez que o ano letivo já se encontra em andamento. O Prefeito Fernando Gomes, aproveitou o momento para destacar que é preciso ajustar as contas do município para pagar em dia professores e servidores e assim valorizar os profissionais, estimulando a qualificação da educação pública.

A secretária de Educação, Anorina Smith Lima, ressalta que o acordo traz um equilíbrio para as contas do município e que foi importante chegar nesse consenso já que a medida possibilitou aos professores optar por reduzir vínculo que for mais conveniente a ele. “Como existiam professores com 80 horas e era ilegal ficarem nessa situação, eles tinham que optar em reduzir um dos vínculos. Assim, como tem muitos professores que são diretores de escola, eles preferiram ficar no vinculo do estado com a carga maior, reduzindo a carga no vinculo com o município com o pedindo de licença sem vencimento de 20 horas, perfazendo o total de 60 horas”, conclui.

A diretora do Núcleo Territorial de Educação 05 (antiga Direc 5), Josefina Castro, avaliou a reunião como altamente produtiva e salientou que sempre existiu uma parceira estado e município, onde o estado cede professores pro município e o município cede professores pro estado. Para Josefina, ao chegar num consenso quanto à questão da carga horária, quem ganha são os educadores, os alunos e todos os munícipes. O presidente da Câmara de Vereadores, Chico Reis, comentou que o prefeito recebeu muito bem as propostas apresentadas de modo a equacionar essa questão. “agradecemos o prefeito por ter entendido, dialogado e quem ganha com isso é a educação de Itabuna”, conclui.