Festival Literário democratiza arte e poesia em Ilhéus

1ª Edição - Oficina de Poesia Visual com Rava Midlej
Divulgação/Ana Lee

De 26 a 28 de abril, acontece o II Festival Literário de Ilhéus (Flios 2017), um evento repleto de atrações culturais para todas as idades. Com o tema Caligrafia Sul-baiana, o festival ocupará o Teatro Municipal e a Academia de Letras de Ilhéus com toda a pluralidade artística da nossa região. A programação do festival inclui shows musicais, debates, lançamentos de livros, oficinas culturais, entrega de prêmio literário e, o que é melhor, entrada franca!

Segundo o professor André Rosa, idealizador do festival, “desde a primeira edição do Flios, tem-se como objetivo fomentar a leitura, cuidar para que as próximas gerações estejam repletas de leitores, escritores, compositores e atores sociais prontos para transformar o mundo em um lugar melhor”. Ainda segundo André, o Flios 2017 vem ainda para democratizar espaços de diálogo através das suas atividades, “temos as mesas literárias para debatermos assuntos importantes entre nós, temos saraus lítero-musicais que se enraízam no diálogo entre música e poesia, enfim, basta disposição para acompanhar a nossa programação e dialogar com quem ou com o que quiser, isso é fantástico”, afirmou o professor.

As atividades do Flios 2017 começam pela manhã e vão até a noite. São Oficinas Culturais pela manhã, Debates, Lançamentos de Livros, Circuito das Letras, Instalações Trilhas Poéticas e Mostra Flios à tarde, além dos Saraus “Todas as Vozes” à noite.

A estrutura da programação permanece parecida com a da edição anterior. Os Lançamentos de Livros, a utilização do Foyer do Teatro Municipal para algumas atividades, a Mostra Flios 2017 (mostra de contos autorais inéditos feitos por estudantes) e o Circuito das Letras (visitação guiada ao Centro Histórico de Ilhéus) são alguns exemplos do que se tem de novidade esse ano.

O Festival Literário de Ilhéus 2017 é uma realização da Academia de Letras de Ilhéus, mas desta vez, conta também com o apoio cultural da UESC e Prefeitura Municipal de Ilhéus. Apoio financeiro: Governo do Estado através da Fundação Cultural, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

O FestivalNo início de 2015, um grupo de poetas e músicos com interesse em fomentar a cultura da leitura e a criação musical na cidade além de dinamizar a Academia de Letras de Ilhéus, se organizou de maneira independente e fez o ideal sair do papel. Com o apoio de algumas entidades públicas e muito entrosamento, o evento recém-nascido foi realizado com sucesso em 2016 e batizado de Flios, Festival Literário de Ilhéus.

A primeira edição do festival teve como tema Fazer Literário e a Diversidade Cultural e se formatou em uma estrutura bem parecida com a atual: três dias de evento com a programação mais plural possível, composta por Mesas Literárias, Oficinas Culturais, Feira de Livros, Exposições, Prêmio Literário e Saraus lítero-musicais à noite. As atividades aconteceram na sede da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), realizadora do Projeto, e na Praça Castro Alves.

Devido ao sucesso do ano passado, o evento se repete em 2017 com força total! De 26 a 28 de abril a programação do FLIOS 2017 ficará dividida entre a Academia de Letras de Ilhéus e o Teatro Municipal de Ilhéus e terá como tema Caligrafia Sul-baiana. Saiba mais em: www.flios.com.br.