Ilhéus
Obras em Postos de Saúde vão melhorar atendimento, assegura governo
Serviços vão melhorar atendimento

Crédito: Secom

Localidades de norte a sul do município de Ilhéus, como Iguape, Malhado, Banco da Vitória, Nelson Costa e Nossa Senhora da Vitória, estão com obras em andamento com o objetivo de melhorar as condições de funcionamento das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). A previsão é de que até o final deste ano, as unidades PSF do município estejam reformadas, ampliadas ou construídas.

O Superintendente de Obras da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) de Ilhéus, engenheiro Rafael Castro Lima, informou que as obras das unidades no Banco da Vitória e no posto provisório que funciona na sede da associação de moradores do Ilhéus II, são custeadas com recursos do próprio município.

“Foram requeridas benfeitorias e humanização nestas unidades, devido às péssimas condições deixadas na maioria dos postos de saúde do município”, afirmou. Além da reforma do PSF existente, o Banco da Vitória vai contar ainda com a construção de uma nova unidade do PSF, com obras previstas para iniciar ainda este ano.

Fruto de uma parceria da Prefeitura com a comunidade local, o Posto de Saúde do bairro Ilhéus II, zona sul de Ilhéus, vem funcionando há anos na sede da Associação de Moradores do bairro. O ambiente estava bastante degradado. Segundo Anderson Magalhães, gerente de Engenharia e Fiscalização de Obras da Prefeitura, “o mato tomava conta do espaço, as alvenarias estavam bastante danificadas e com infiltração, parte do piso estava comprometida”.  A reforma já foi concluída. Serviços de telhado e de pintura e o assentamento de cerâmica foram executados.

Problemas semelhantesEm todas as unidades que se encontram em reforma foram encontrados problemas nos telhados, infiltrações, mofo, sistema elétrico e falta de pintura. “As unidades PSF foram encontradas em condições precárias e, algumas, inoperantes. Nosso objetivo é que na medida em que as melhorias sejam realizadas, os postos possam funcionar bem para atender as necessidades da população”, justificou Rafael Lima.

No bairro Nossa Senhora da Vitória, zona sul de Ilhéus, o prefeito Mário Alexandre autorizou a montagem de uma sala odontológica e a construção de um pronto atendimento para atendimento de casos de dengue. A obra segue em andamento e a previsão de entrega é para o mês de junho.

As obras nas demais unidades estão sendo realizadas por meio de convênio federal. A Prefeitura acompanha as reformas, ampliações ou construção. Rafael Lima destaca que a engenharia estará atenta à necessidade de humanização das unidades, com um ambiente favorável ao atendimento dos pacientes. “É necessário o contrato para o serviço de manutenção dos postos, a fim de que o atendimento seja contínuo e não pare. Para isso, o processo licitatório está em preparo para atender esta necessidade”, destacou.

AndamentoEstá em execução a construção do PSF do Iguape, com entrega prevista para agosto e a reforma do PSF do Banco da Vitória, com término previsto para até o final do mês de abril. No Malhado, o Centro de Saúde Sara Kubitschek, está sendo reformado e ampliado, com entrega programada para o mês de julho. Já o PSF do Nelson Costa, passa por reforma, e a entrega está prevista para o mês de maio. No bairro Hernani Sá, o Centro de Saúde Avançado (CSA) será ampliado, assim como o PSF do Couto.

Mais seis novos postos de saúde serão construídos. Os procedimentos para as relicitações estão em fase de conclusão para que locais como a Avenida Esperança, Conquista, Teotônio Vilela I, distrito de São José, Olivença e Princesa Isabel II, recebam os novos e modernos equipamentos.


Serviços vão melhorar atendimento

Crédito: Secom

 
Mais Notícias
   22/5/2017 - Mais estradas vicinais são recuperadas
   22/5/2017 - Evento de tecnologia contou com mais de 60 horas de palestras e conferências
   22/5/2017 - Iluminação pública ganhará reforço com nova licitação para prestação de serviço
   22/5/2017 - Oito grupos de dança se apresentam nesta quarta no ‘Maio, mês da dança’
   22/5/2017 - Prefeito e secretários se reúnem com governo para acertar participação na ABAV
   20/5/2017 - Há 25 anos mãe de aluna da Escola da Vergonha viveu mesmo drama no mesmo lugar
   20/5/2017 - Marão tenta destravar obras de Ilhéus em Brasília
   20/5/2017 - Banco Central recebe diversos atendimentos à população
   20/5/2017 - Luta contra violência infanto-juvenil tem caminhada de alerta
   20/5/2017 - Distribuição da merenda escolar é regularizada
   18/5/2017 - Prefeito desativa ´para sempre´ a ´Escola da Vergonha´
   18/5/2017 - Eleição das Câmaras Setoriais da Cultura será online
   18/5/2017 - Passeios ciclísticos alertam para prevenção de acidentes no trânsito
   18/5/2017 - Aeroporto Jorge Amado completa 79 anos
   18/5/2017 - Desafios e caminhos para o e-commerce são discutidos no NIBS
   17/5/2017 - Nesta quinta tem caminhada contra abuso e exploração sexual de crianças
   17/5/2017 - Recadastramento do Bolsa Família será até dia 30
   17/5/2017 - Três viaturas do Samu voltam a atender a população
   16/5/2017 - Prefeito participa de Marcha em Brasília
   16/5/2017 - ‘Maio, mês da dança’ tem novo espetáculo nesta quarta



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout