Bahia
OAB estadual completa 85 anos
Festa na OAB Bahia

Crédito: Angelino de Jesus

Em clima de festa e confraternização, diretores, advogados, conselheiros e funcionários da OAB da Bahia comemoraram, na tarde de ontem, o aniversário de 85 anos da entidade, oficialmente fundada em 11 de abril de 1932. Com direito a bolo e parabéns coletivo, a festa contou com homenagens aos que ajudaram a construir a história da entidade. Foram distribuídas medalhas de ouro, para os funcionários com mais de 20 anos de casa, e de prata, para aqueles com mais de 10 anos.

Receberam a premiação dourada Bárbara da Silva Rosa, Elieuda Jataí Oliveira, Joel Pereira Lima, Maria Cristina S.G. Pantaleão, Maria Lúcia Teixeira e Miguel Messias do Carmo. As prateadas foram dadas para Adriana de Melo, Anderson Vilas Verde, Ivonete Reinaldo da Silva, José Cosme Santos, José da Paz Oliveira, José Pedro Gonçalves, Manoel Martins Conceição, Maria Jaciara Araújo, Nilda Ramos dos Santos, Reinivaldo Ribeiro da Silva, Tatiana de Moraes de Matos

Ainda na ocasião, o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, proferiu um discurso emocionado, em que falou sobre a história da entidade, sua importância para a advocacia baiana e a expectativa para o futuro: 

“A OAB da Bahia comemora 85 anos, jovem como nunca. Éramos pouquíssimos naquela segunda-feira, 11 de abril de 1932, quando, no Instituto Histórico da Bahia, foi eleita a primeira diretoria tendo Dr. João Marques dos Reis como presidente. Passadas mais de oito décadas, somos mais de 41 mil advogadas e advogados em todo o estado, das mais diversas cores, credos, gêneros, idades e classes sociais; mas todos unidos pelos ideais que inspiraram os idealizadores de ontem e continuam a inspirar os guerreiros de hoje. Isso faz da OAB/BA uma alma de múltiplas almas!

Ao longo dessa trajetória, a OAB da Bahia teve avanços e retrocessos, altos e baixos, como tudo o que diz respeito à natureza humana, dentro do processo histórico de construção da realidade. No entanto, de maneiras distintas, com atores diferentes, a Ordem sempre esteve na trincheira das lutas na defesa dos direitos e prerrogativas da advocacia, dos direitos humanos, da justiça social e da cidadania.

Essa especial qualidade da OAB, cuja dupla missão volta-se para a advocacia e para a sociedade, lhe confere o status de instituição, a única da sociedade civil, prevista no texto da Constituição Federal com competências relevantes.

Mais de 85 anos depois da fundação da OAB/BA, há muito que comemorar, sobretudo, a persistência de homens e mulheres, meus colegas, que sobrevivem do trabalho honesto, malgrado o inferno em que transformaram o cotidiano da advocacia na Bahia, razão pela qual temos que manter acesa a chama da indignação.

Vamos comemorar o passado por suas conquistas e usá-lo como inspiração para reforçar nosso espírito de luta no presente.

Invocando nosso passado, quero saudar, em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, as almas que já se foram, as que estão conosco e as que estão por vir. E dizer que a nossa força decorre de nossa unidade na diversidade. Somos muitos e múltiplos, mas somos uma só OAB.

É graças a essa força que tenho a certeza da construção, nos próximos 85 anos, de muito mais. Muito mais defesa de prerrogativas, honorários dignos, sedes próprias de subseções para todos os colegas do interior, enfrentamento da crise do Judiciário e da crônica falta de servidores e juízes na Justiça estadual, entre tantos e tantos problemas que as futuras gerações haverão de continuar a combater.

Todos nós, advogadas e advogados, juntos, vamos fazer das comemorações dos 85 anos da nossa OAB, momentos de júbilo pelo passado, indignação pelo presente e esperança de um futuro melhor.

Nesse marco especial, convido todos a brindar aos 85 anos da OAB da Bahia, e, nesse brinde, homenagear a memória de sangue de nossos mortos e a certeza de luta de nossos vivos!

Longa vida à advocacia da Bahia!”.

Luiz Viana Queiroz.


Festa na OAB Bahia

Crédito: Angelino de Jesus

 
Mais Notícias
   7/11/2017 - Mais de 600 mil alunos da rede estadual devem renovar a matrícula para 2018
   21/10/2017 - Funai poderá consultar indígenas para nomeação de Coordenadores Regionais
   11/10/2017 - Rui anuncia pagamento de prêmio para cerca de 15 mil policiais
   11/10/2017 - Fiscalização de cronotacógrafos para veículos grandes passa a ser obrigatória
   29/9/2017 - Universitários devem atualizar CadÚnico para segunda etapa do Mais Futuro
   26/9/2017 - Abertas inscrições para Fórum de Provedores de internet do Estado
   23/9/2017 - Ordem de Serviço da duplicação da Jorge Amado será assinada dia 9
   20/9/2017 - Presidente da UPB diz que municípios terão que cortar gastos e fazer demissões
   18/9/2017 - UFSB e IFBA divulgam seleção para Mestrado em Ciências e Tecnologias Ambientais
   13/9/2017 - 173 municípios em situação de emergência por conta da seca
   11/9/2017 - Inscrições do Partiu Estágio se encerram no próximo domingo
   11/9/2017 - Municípios podem regularizar dívidas de pequenos produtores com desconto
   5/9/2017 - Economia cresce 1,9 por cento no segundo trimestre
   28/8/2017 - Em missão internacional Rui volta a dialogar com chineses sobre Fiol e Porto Sul
   19/8/2017 - UFSB prepara concurso com 57 vagas de professor efetivo
   11/8/2017 - Corregedoria do TRE-BA realiza correições nas zonas eleitorais
   8/8/2017 - UESC realiza 1º Seminário de Infraestrutura de Transporte Rodoviário da região
   8/8/2017 - Professor da UESC tem artigo inserido em livro sobre ciência e poder legislativo
   5/8/2017 - ´O judiciário do primeiro grau faliu´, diz presidente da OAB
   4/8/2017 - Rui leva ao Ministério dos Transportes entendimento sobre Fiol



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout