Bahia
OAB estadual completa 85 anos
Festa na OAB Bahia

Crédito: Angelino de Jesus

Em clima de festa e confraternização, diretores, advogados, conselheiros e funcionários da OAB da Bahia comemoraram, na tarde de ontem, o aniversário de 85 anos da entidade, oficialmente fundada em 11 de abril de 1932. Com direito a bolo e parabéns coletivo, a festa contou com homenagens aos que ajudaram a construir a história da entidade. Foram distribuídas medalhas de ouro, para os funcionários com mais de 20 anos de casa, e de prata, para aqueles com mais de 10 anos.

Receberam a premiação dourada Bárbara da Silva Rosa, Elieuda Jataí Oliveira, Joel Pereira Lima, Maria Cristina S.G. Pantaleão, Maria Lúcia Teixeira e Miguel Messias do Carmo. As prateadas foram dadas para Adriana de Melo, Anderson Vilas Verde, Ivonete Reinaldo da Silva, José Cosme Santos, José da Paz Oliveira, José Pedro Gonçalves, Manoel Martins Conceição, Maria Jaciara Araújo, Nilda Ramos dos Santos, Reinivaldo Ribeiro da Silva, Tatiana de Moraes de Matos

Ainda na ocasião, o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, proferiu um discurso emocionado, em que falou sobre a história da entidade, sua importância para a advocacia baiana e a expectativa para o futuro: 

“A OAB da Bahia comemora 85 anos, jovem como nunca. Éramos pouquíssimos naquela segunda-feira, 11 de abril de 1932, quando, no Instituto Histórico da Bahia, foi eleita a primeira diretoria tendo Dr. João Marques dos Reis como presidente. Passadas mais de oito décadas, somos mais de 41 mil advogadas e advogados em todo o estado, das mais diversas cores, credos, gêneros, idades e classes sociais; mas todos unidos pelos ideais que inspiraram os idealizadores de ontem e continuam a inspirar os guerreiros de hoje. Isso faz da OAB/BA uma alma de múltiplas almas!

Ao longo dessa trajetória, a OAB da Bahia teve avanços e retrocessos, altos e baixos, como tudo o que diz respeito à natureza humana, dentro do processo histórico de construção da realidade. No entanto, de maneiras distintas, com atores diferentes, a Ordem sempre esteve na trincheira das lutas na defesa dos direitos e prerrogativas da advocacia, dos direitos humanos, da justiça social e da cidadania.

Essa especial qualidade da OAB, cuja dupla missão volta-se para a advocacia e para a sociedade, lhe confere o status de instituição, a única da sociedade civil, prevista no texto da Constituição Federal com competências relevantes.

Mais de 85 anos depois da fundação da OAB/BA, há muito que comemorar, sobretudo, a persistência de homens e mulheres, meus colegas, que sobrevivem do trabalho honesto, malgrado o inferno em que transformaram o cotidiano da advocacia na Bahia, razão pela qual temos que manter acesa a chama da indignação.

Vamos comemorar o passado por suas conquistas e usá-lo como inspiração para reforçar nosso espírito de luta no presente.

Invocando nosso passado, quero saudar, em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, as almas que já se foram, as que estão conosco e as que estão por vir. E dizer que a nossa força decorre de nossa unidade na diversidade. Somos muitos e múltiplos, mas somos uma só OAB.

É graças a essa força que tenho a certeza da construção, nos próximos 85 anos, de muito mais. Muito mais defesa de prerrogativas, honorários dignos, sedes próprias de subseções para todos os colegas do interior, enfrentamento da crise do Judiciário e da crônica falta de servidores e juízes na Justiça estadual, entre tantos e tantos problemas que as futuras gerações haverão de continuar a combater.

Todos nós, advogadas e advogados, juntos, vamos fazer das comemorações dos 85 anos da nossa OAB, momentos de júbilo pelo passado, indignação pelo presente e esperança de um futuro melhor.

Nesse marco especial, convido todos a brindar aos 85 anos da OAB da Bahia, e, nesse brinde, homenagear a memória de sangue de nossos mortos e a certeza de luta de nossos vivos!

Longa vida à advocacia da Bahia!”.

Luiz Viana Queiroz.


Festa na OAB Bahia

Crédito: Angelino de Jesus

 
Mais Notícias
   24/4/2017 - Rui lança em Itabuna o programa Escolas Culturais
   24/4/2017 - Prefeitos debatem novo modelo de regulação e pactuação de saúde
   22/4/2017 - Governador garante reforma em escolas das regiões dos assentamentos do MST
   17/4/2017 - UESC começa período letivo com calourada e ações afirmativas
   13/4/2017 - PM inicia operação nas rodovias estaduais para feriadão
   11/4/2017 - Estado oferece 2,5 mil vagas de estágio para universitários
   7/4/2017 - Professores do estado mobilizam para greve geral
   3/4/2017 - Entrega de Documentos da Chamada Geral da UFSB começa na quarta
   30/3/2017 - Estado intensifica ações de controle do vírus da febre amarela
   30/3/2017 - Estado promove mais de 1.300 professores e coordenadores por titulação acadêmica
   29/3/2017 - Municípios precisam ter Plano de Carreira da Educação sustentável
   28/3/2017 - Governador Rui em Ilhéus e Itabuna nesta quarta
   26/3/2017 - Direito é o curso melhor avaliado na Uesc, segundo Enade
   24/3/2017 - Clone de cacaueiro da Ceplac garante mais de 100 arrobas por hectare
   24/3/2017 - Prefeitos baianos debatem plano de carreira da educação nesta terça
   23/3/2017 - Calouros da UESC podem participar do Programa Mais Futuro
   22/3/2017 - PRE apura servidores que podem ter se candidatado apenas para tirar licença
   20/3/2017 - A prevenção na segurança pública passa pela educação, afirma Rui
   15/3/2017 - Ônibus tomba parcialmente na BR 251; buracos prejudicam agricultores
   14/3/2017 - Presidente da UPB quer discutir com concessionária iluminação pública



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout