Diretores de escolas municipais discutem Educação Inclusiva

Anorina se reune com professores de Itabuna
Secom/Hélio Fonseca

Atender adequadamente os alunos com deficiência requer constante empenho no sentido de desenvolver ações inclusivas. Pensando nisso, a Secretaria de Educação (SEC) de Itabuna reuniu na tarde desta terça-feira (11), diretores das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino com objetivo de prestar assessoria sobre educação inclusiva, visando tornar cada vez mais eficaz as medidas que estimulam os professores a buscar o desenvolvimento dos alunos especiais.

Segundo a secretária da Educação, Anorina Smith Lima, o compromisso da Rede Municipal é de constante adequação para com as necessidades da Educação Inclusiva. Ela ressalta que, neste sentido, a reunião teve como objetivo principal tratar da temática com os diretores das escolas e assessorá-los quanto trabalho a ser executado. “Nosso papel neste momento é garantir que os professores estejam preparados no sentido de acolher adequadamente na escola pública essas crianças com dificuldades, seja autista ou qualquer pessoa que esteja em situação especial”, ressalta.

A assessora de Assistência de Educação Especial, Marcia Alexandra Araújo Peixinho, detalhou que a rede possui o Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (Cepei), que conta com uma equipe multidisciplinar dispondo de pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e profissionais de educação física, além de 28 salas de recursos multifuncionais que funcionam dentro das escolas municipais.

Segundo Márcia, é importante ressaltar ainda o trabalho do Núcleo Cuidar e da Apae, que apesar de serem instituições filantrópicas, contam com profissionais de educação da rede municipal em seus quadros. “Esta reunião com todos os gestores da rede municipal foi no sentido de guiá-los sobre todos os procedimentos de como matricular, receber, e proceder com os alunos especiais matriculados na rede de ensino, bem como de orientá-los dos serviços que a rede dispõe para atender e acompanhar os atores sociais”, conclui.