Prefeito e secretário participam de Encontro Brasileiro de Cidades Históricas

Eventos tem a missão de planejar e consolidar ações para gestão das cidades históricas brasileiras
Secom

Planejar e consolidar ações para gestão das cidades históricas brasileiras. Este foi o objetivo do 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial que aconteceu ontem e hoje, 11 e 12 de abril, na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília. O evento contou com a participação do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, do secretário de Turismo, Roberto Lobão, e o superintendente estadual de Fomento e Promoção do Turismo, Bernardo Soares.

“O Congresso foi engrandecedor, em especial para a cidade de Ilhéus e Costa do Cacau, que goza de importantes destinos turísticos, com forte apelo histórico e cultural”, avaliou Lobão. O secretário destacou ainda a possibilidade de formação de redes de cooperação entre governo, sociedade civil e iniciativa privada para ampliar as potencialidades dos municípios.

O encontro é fruto da parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a CNM e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBMN). Na programação, debates e palestras com representantes de várias instituições do setor, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sobre temas, como governança das cidades históricas, diversidade cultural, relação entre turismo e Patrimônio Mundial, PAC Cidades Históricas e Acórdão 3155/2016 do Tribunal de Contas da União, que tece recomendações para a gestão dessas cidades enquanto polos de turismo e investimento.

Por sua vez, o prefeito Mário Alexandre vê a proposta do encontro nacional como um importante elemento para alavancar o crescimento econômico e social de cidades que fazem parte da rica histórica do país. “Isso alia a preservação do nosso patrimônio cultural e o desenvolvimento sustentável em ações transversais com o uso das diversas políticas públicas, como turismo, educação e, principalmente, geração de emprego e renda para os munícipes”, acrescentou.