Antaq equipara tarifas do Porto de Ilhéus aos de Aratu e Salvador

Justificativa é de que medida é uma reivindicação dos portuários de Ilhéus
Arquivo/Maurício Maron

A partir deste mês a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) passará a autorizar equiparação das tarifas portuárias de armazenagem das exportações de longo curso e cabotagem do Porto de Ilhéus (BA) com as praticadas nos portos de Salvador e Aratu-Candeias. A medida, encaminhada pela atual diretoria executiva da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), atende a uma demanda da comunidade portuária de Ilhéus e tem como principal vantagem a segurança dada aos operadores de cargas, que podem usufruir de tarifas estabelecidas em definitivo.

As tarifas portuárias de armazenagem dos três portos públicos eram iguais até o ano de 2007. A partir de 2008 foi alterada a tabela no quesito de armazenagem sobre mercadoria exportada, o que culminou na alteração da tarifa para os portos de Salvador e Aratu-Candeias, ficando o Porto de Ilhéus com a tarifa divergente. De 2011 a 2014, a Codeba publicou deliberações que equipararam as tarifas dos três portos, promovendo um incremento significativo na receita fruto da armazenagem do Porto de Ilhéus. A última renovação da deliberação aconteceu em setembro de 2016.

Além de apresentar uma boa estrutura de atracação e operação portuária, o Porto de Ilhéus tem uma posição estratégica para atendimento da demanda das regiões sul e oeste do Estado, bem como norte de Minas Gerais.