Farmácia e Gastronomia são os novos cursos da Faculdade Madre Thaís

Sede da FMT
Arquivo/Jonildo Glória

A Faculdade Madre Thaís (FMT), em Ilhéus, comemora mais uma conquista na etapa de expansão dos seus cursos de graduação. O Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura dos cursos de Farmácia e Gastronomia, renovou o reconhecimento dos cursos de Administração (bacharelado) e Logística (tecnólogo) e aumentou de 100 para 120, as vagas para o curso de Direito, através das portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

A instituição recebeu a visita dos avaliadores do MEC, recebeu conceito quatro, para os cursos existentes, obtendo o mesmo conceito nos dois novos cursos que serão ofertados.  A Portaria nº 240 foi publicada na edição n° 65, de 31 de março de 2017 do Diário Oficial da União, autorizando o funcionamento dos cursos de Gastronomia (tecnológico), com cem vagas e o bacharelado em Farmácia, igualmente, com cem vagas.

Já a Edição nº 65, terça-feira, 4 de abril, do DOU, publicou a Portaria nº 269, de 3 de abril de 2017, renovando o reconhecimento dos cursos superiores de Administração (bacharelado) com 300 vagas e Logística (tecnólogo) com 100 vagas. Na mesma Edição, consta a Portaria nº 218, deferindo o pedido de aumento de vagas, de 100 (cem) para 120 (cento e vinte), no curso de Direito.

Gastronomia - O curso superior em Gastronomia (tecnólogo) tem como objetivo, propiciar ao aluno o desenvolvimento de competências, para atuar na produção culinária, bem como na operação e gestão de empreendimentos de diversificados de alimentação, considerando os aspectos culturais, econômicos, éticos, ambientais e sociais do contexto no qual estão inseridos, e aplicando conceitos de sustentabilidade e saúde na atuação profissional.

Para tanto, serão desenvolvidas habilidades técnicas de preparo e serviços de alimentos e bebidas, levando em conta as boas práticas de manipulação de alimentos e utilização consciente dos recursos disponíveis, em espaços e situações que lhes permitam vivenciar experiências reais, aproximando-os da realidade do mercado de trabalho.

O curso visa ainda, estimular a atitude empreendedora, no sentido de identificar oportunidades de negócios e possibilidades de atuação profissional, a percepção abrangente e crítica da realidade do mercado gastronômico, identificando suas necessidades e tendências, desenvolvendo o espírito investigativo.

Farmácia - O bacharelado em Farmácia tem como perfil do profissional, o farmacêutico  com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, atuando com compromisso a partir de princípios éticos, nos processos em todos os níveis de atenção à saúde com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes à Atenção Farmacêutica, aos fármacos e aos medicamentos; às análises clínicas e toxicológicas; à Indústria Alimentícia, Farmacêutica e de Cosméticos e à Pesquisa Acadêmica e Tecnológica, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, sensibilizado para a dimensão humana, comprometido com a transformação da realidade em benefício da sociedade, com responsabilidade social e cidadã.