Economia
Retomado Programa de Aquisição de Alimentos
Prefeito recebe comitiva de pequenos produtores

Crédito: Secom/Clodoaldo Ribeiro

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), destacou hoje, 06, a importância da valorização do homem do campo no fortalecimento da economia do município. Ao participar do lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Mário Alexandre disse conhecer de perto as necessidades da zona rural de Ilhéus e reafirmou que o seu mandato terá, sempre, uma atenção especial ao pequeno agricultor. “Eu sei quem são vocês. Sou amigo do campo, conheço a zona rural de Ilhéus e sei quais as grandes necessidades de cada um dos que estão aqui”, afirmou.

Em Ilhéus, o PAA ficou sem ser executado pela administração anterior no segundo semestre do ano passado. Reativado pela atual gestão, o programa conta com recursos da ordem de 976 mil reais, beneficiando 308 agricultores familiares e 21 entidades sócio-assistenciais. A perspectiva é aumentar o montante ano que vem. O agricultor Adilson Santos, de 35 anos, produz banana, aipim, côco, manga e limão. “Estava triste sem poder vender parte da minha produção. Agora volto a me animar com a possibilidade de ganhar um dinheiro a mais com o meu trabalho”, destacou. Parte do dinheiro da sua primeira participação no programa ainda está guardada no banco. A outra investiu na adubação da terra.

Fim do prejuízo, retomada do lucro - Membro da Associação dos Pequenos Produtores de Búzios, zona sul de Ilhéus, João Celestino, de 57 anos, enfrenta, diariamente, as dificuldades no escoamento da sua produção, em função das condições da BR 251, trecho Ilhéus-Buerarema. Nem todo dia consegue os ônibus conseguem trafegar pela região. A banana lidera a lista de produtos que ele comercializa. “É uma fruta que se estraga facilmente, perco muito dinheiro, cerca de 20 por cento do que produzo por falta de comprador”. A inclusão do seu nome na lista dos fornecedores do PAA vai muito além do que diminuir o prejuízo. “Passo finalmente a lucrar”, elogiou.

Presente ao lançamento, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) elogiou a força do homem e da mulher do campo, “pessoas corretas, determinadas e corajosas que não se rendem às dificuldades”. Para ela, a reativação do PAA em Ilhéus é mais que um compromisso da administração municipal. É um dever. “O agricultor precisa saber que ele não está pedindo nada. Avançar, ter novas oportunidades, é um direito de todos eles”, elogiou.

O secretário municipal de Agricultura e Pesca, Angelito Dias Filho, explica que esta edição nacional do programa teve uma redução de investimentos de 30 por cento por conta das dificuldades financeiras do governo federal. “Mas o que importa neste momento é que Ilhéus está reinserido no programa e os produtores estão animados com a retomada”, destacou.

Enfrentamento à fome - Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Parte da produção é comprada pela Prefeitura e repassada para entidades da rede socioassistencial. A lista dos beneficiados é avaliada e autorizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social.

Também estiveram presentes ao lançamento o vice-prefeito José Nazal, os vereadores Gil Gomes e Paulo Carqueija, o secretário municipal de Relações Institucionais, Alisson Mendonça; representantes da Ceplac, Banco do Brasil, BNB, Organizações Não Governamentais (ONGs), de sindicatos patronal e de trabalhadores rurais, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Instituto Federal da Bahia (IFBa).

 


Prefeito recebe comitiva de pequenos produtores

Crédito: Secom/Clodoaldo Ribeiro

 
Mais Notícias
   15/8/2017 - Cumprida a última etapa para implantar Vila Gastronômica do Banco da Vitória
   15/8/2017 - Multinacional vai investir 150 milhões de reais em fábrica de Ilhéus
   15/8/2017 - Itabuna se apresenta como a mais nova cidade ´amiga as abelhas´
   9/8/2017 - Sebrae Bahia tem inscrições abertas para processo seletivo
   8/8/2017 - Empresária de Itacaré vence etapa estadual do prêmio Mulher de Negócios
   31/7/2017 - Jorge Khoury é o novo diretor superintendente do Sebrae Bahia
   28/7/2017 - Ilhéus tem três finalistas do Prêmio Mulher de Negócios, do Sebrae
   25/7/2017 - Estande de Ilhéus na ABAV terá um sabor especial: o chocolate de origem
   25/7/2017 - Microempresas rurais baianos usam smartphones para acessar a web
   24/7/2017 - 60 mil pessoas e 10 milhões em negócios; este é o resultado do Chocolat Bahia
   24/7/2017 - Autoridades destacam a verticalização do cacau para a economia de Ilhéus
   24/7/2017 - Estrada do Chocolate une cultura história, negócio e meio ambiente
   22/7/2017 - Festival consolida Ilhéus no circuito dos melhores chocolates de origem do mundo
   19/7/2017 - Festival do Chocolate promove capacitações e amostras de produtores locais
   19/7/2017 - Chocolat Bahia reúne 80 expositores e 30 marcas de chocolates em Ilhéus
   15/7/2017 - Oficina gratuita orienta sobre gestão de marca e posicionamento de mercado
   11/7/2017 - Fundador da maior comunidade sobre chocolate do mundo estará em Ilhéus
   10/7/2017 - Sebrae orienta MEI no Sul da Bahia para o parcelamento de débitos
   8/7/2017 - Sebrae Bahia passa a oferecer atendimento com hora marcada
   30/6/2017 - Hotéis estão lotados e eventos movimentam a economia de Ilhéus



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout