O cenário atual gera oportunidades, avalia Atchabahian

Marcos Gabriel Atchabahian
Maurício Maron

A palestra gratuita sobre atendimento ao cliente, voltada para os colaboradores de pequenos negócios de Materiais de Construção da região Sul do Estado, marcou o encerramento da capacitação “Encontro com o Especialista”, na manhã desta quarta-feira, 29, no auditório do hotel Tarik Fontes, em Itabuna. Os empreendedores do segmento estiveram reunidos desde terça, 28, recebendo orientações com foco na busca de uma gestão mais profissionalizada.

A estratégia faz parte do Sebrae Conecta e, segundo a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, “abre novas perspectivas para o posicionamento dos pequenos negócios no mercado, principalmente no momento de crise econômica”. Na Bahia, o mercado de materiais para construção soma um total de 7.900 lojas, sendo 90 % delas Micro e Pequenas Empresas (MPE) de formação familiar, conforme dados da Associação dos Comerciantes de Materiais para Construção do Estado da Bahia (Acomac).

É o caso do proprietário da Construfort em Ilhéus, Clóvis Gomes de Oliveira Júnior, que seguiu por quase 30 anos à frente da empresa e hoje apenas acompanha a coordenação exercida por um de seus filhos. “Busco a capacitação, pois entendo que é uma oportunidade para fazer networking com os companheiros do comércio e adquirir novos conceitos. Quem participou, saiu com uma bagagem adicional”, comemorou.

O cenário atual gera oportunidades, na avaliação do presidente do Conselho da Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais para Construção (Anamaco), Marcos Gabriel Atchabahian. “É preciso trabalhar mais, se esforçar mais e buscar uma alternativa para sair da situação”, relatou ele, que também é sócio proprietário do Village Home Center, há 37 anos em funcionamento no Estado de São Paulo.

Oportunidades - Diante dos desafios que esse ano reserva para as MPE, o Sebrae em Ilhéus tem investido em capacitações com a vinda de especialistas que tratam de temáticas específicas e contribuem para a efetividade dos negócios locais. O Sebrae ainda oferece consultorias de base Tecnológica e de Inovação, além do Plano de Melhoria do Desempenho Empresarial (MEDE) para o aperfeiçoamento da gestão, com foco em resultados mensuráveis e aumento da competitividade.

Mais informações podem ser obtidas no ponto de atendimento do Sebrae em Itabuna, localizado na Rua Paulino Vieira, 175, Centro ou pelos telefones (73) 3613-9734 ou (73) 99974-2262. Em Ilhéus, na Unidade Regional, que fica na Praça José Marcelino, 100, Centro ou pelo telefone (73) 3634-4068.