Encontro de gestores e coordenadores antecede Jornada Pedagógica

Seretária Anorina Smith Lima comandou o encontro
Ascom/Waldyr Gomes

Reunindo gestores e coordenadores pedagógicos, a Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna realizou na segunda e terça-feira (27 e 28) os trabalhos que antecedem a realização da 29ª Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal de Ensino, que acontece nesta quinta e sexta-feira (30 e 31). No encontro, que aconteceu na FTC, foram abordadas as “Competências Básicas para a Equipe Gestora com Foco na Aprendizagem”, bem como apresentadas a formatação da equipe da SEC e as propostas de intervenções na Rede Municipal de Ensino para o ano de 2017, voltadas para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Falando aos diretores escolares e coordenadores pedagógicos, a secretária da Educação, Anorina Smith Lima, solicitou a parceria das equipes gestoras para que, a partir de um maior comprometimento pessoal com a aprendizagem, incentivem a equipe educacional e viabilizem que a Educação de Itabuna possa assegurar aos alunos o direito de aprender. “Desejo que nestes dois dias possamos refletir sobre a nosso compromisso com a Educação, no sentido de que o nosso ato de ensinar leve os alunos a construírem conhecimentos”, argumentou.

Para tanto, acrescentou Anorina, teremos uma maior responsabilidade com a aprendizagem dos alunos na Rede Pública Municipal de Ensino, principalmente a partir da coordenação pedagógica. Quanto aos diretores das escolas, a secretária da Educação lembrou que é inerente ao papel do gestor escolar, não só acompanhar pedagogicamente, como também administrar as questões financeiras, os atos administrativos e cumprir as orientações da secretaria.

Proposta Pedagógica 2017 - No encontro com os gestores e coordenadores, a SEC também apresentou a Proposta Pedagógico Piloto a ser implementada na Rede, a partir deste ano, dando caráter de extinção aos Ciclos de Formação Humana, que se mostrou ineficiente em relação à evolução da aprendizagem dos alunos, conforme estudo desenvolvido por técnicos da Secretaria da Educação e, principalmente, pelos resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).  Em núcleos, os participantes tiveram a oportunidade de estudarem a proposta.

A programação da 29ª Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna será aberta na quinta-feira, às 8 horas, com a participação do prefeito Fernando Gomes, da secretária da Educação, Anorina Smith Lima, e autoridades convidadas. A expectativa da SEC é de reunir no Espaço Terceira Via Hall 1.300 educadores. “Práticas que Educam: Um Compromisso de Todos” é o tema central da jornada que será abordado durante a conferência da pedagoga e psicóloga Alexandra Mourão, uma das integrantes da equipe responsável pela construção e implantação da proposta pedagógica do município de Sobral, no Ceará, que se tornou referência nacional com os resultados alcançados junto ao IDEB.